• Carregando...
As empresas também precisam de você em janeiro
| Foto:

Não dá para perder tempo quando o assunto é ‘mercado de trabalho’, ainda mais em se tratando do primeiro emprego. Por isso, os primeiros dias do ano novo não podem servir de desculpa para dar uma pausa na procura pelas oportunidades.

A demanda de candidatos neste período diminui muito e aí é que você não pode perder o foco: não deixe para depois para fazer a busca pela tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Para quem busca a primeira oportunidade, digo que existem três portas de entrada.

A primeira delas se refere a atividades operacionais, em que você dará suporte para determinadas áreas, executando atividades específicas dentro de uma equipe. Para isso, não esqueça de realçar no seu currículo atividades que tenha desempenhado em sua vida estudantil ou mesmo em um projeto comunitário, no bairro, na igreja, onde for, mas que mostre a sua disposição em atuar desempenhando essas funções dentro das empresas.

Outra porta de entrada se refere as vagas de estágio. Todo o início de ano é igual: os candidatos somem. Muitos se dão férias, outros estão na praia, outros querem dar uma pausa para pensar naquilo que farão nos próximos meses. Não perca tempo, veja a virada do ano como uma oportunidade de se colocar à disposição de organizações que precisam de você nestes períodos.

A dica curricular para o estudante que queira acompanhar uma função na prática, é a mesma para quem busca uma vaga operacional. Porém, lembre-se: foque naquilo que você deseja estagiar e na empresa que deseja compartilhar seu conhecimento. Sei que a bolsa auxílio pode ser um atrativo a mais, mas não a coloque em primeiro plano. Pense na robustez a qual você terá quando finalizar a sua passagem por essa organização.

E a terceira porta de entrada é a função de trainee. Geralmente as empresas programam com antecedência os programas que irão ocorrer ao longo do ano. Então fique atento a programação das organizações. Reserve o seu período de férias de verão para fazer uma lista das empresas que ofertam vagas com essa característica, inscreva-se no banco de talentos e faça um controle de quando essas organizações farão a abertura para os processos seletivos.

Nossos pais lá já diziam, “bata na porta, que uma hora ela se abrirá, quando não uma janela”, então, insista, procure, se mostre. Aproveite o novo ano para aproveitar o espírito de renovação e investir na busca de sua primeira colocação. Já estou torcendo por você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]