• Carregando...

Tenho ouvido das novas gerações que o serviço público, em algumas áreas é claro, não permite uma grande mobilidade na carreira e que isso acaba não sendo um atrativo para tentar uma vaga. Essa visão me deixa um tanto preocupado, pois serviço público como qualquer outra área necessita de pessoas altamente capacitadas para que estados e municípios possam ser bem geridos.

Em minha visão, o que falta neste setor que emprega milhões de brasileiros é informação.  É preciso que a sociedade tenha um outro olhar sobre esse extenso e heterogêneo mercado de trabalho. É necessário eliminar o estereotipo de que, pouco se trabalha nas repartições, de que as pessoas só entram para ter uma vida profissional estável e uma garantia de aposentadoria. Até porque isso não é verdade.

Se analisarmos a fundo, a carreira pública é onde se encontram os melhores profissionais do mercado. Essas pessoas são altamente qualificadas e passam em concursos públicos concorridíssimos. Porém, como toda categoria têm as suas dificuldades.

A primeira dela, penso que ao se candidatar a uma vaga, as pessoas acabam não buscando áreas de afinidade, ou seja, atuar em uma atividade a qual você não gosta, não importa o quanto capacitado, você terá sempre um fardo a levar em sua vida e a produtividade não tende a ser boa. Conheço gente que ‘escolheu’ a área adequada e realiza um belo trabalho na área pública. Arrisco dizer que são pessoas desse quilate, gente certa no lugar certo, é que carrega o país, estado ou município. Eles é quem fazem com que as coisas funcionam, pois entendem perfeitamente o quanto o seu trabalho é nobre, benéfico à sociedade e para o cidadão, até porque eles mesmos são sociedade e cidadão.

Mas também vejo uma grande mazela, que mina o profissional do serviço público. Muitas dessas pessoas capacitadas e certas, não conseguem chegar a cargos de decisão, isso porque no Brasil é muito comum essas posições serem ocupadas por cargos de confiança, em que pessoas que nem sempre têm perfil, entram para gerir uma equipe a qual não entende ‘bulhufas’. Os apadrinhamentos infelizmente são uma realidade e muitas vezes até está ligado a troca de favores políticos e até mesmo de votos.

Essa característica sim acaba por desanimar muitas pessoas competentes dentro dos diversos órgãos. Minha sugestão é que: ao buscar por uma vaga em qualquer órgão público, que você primeiramente avalie o que se fará como profissão. Ao ser aprovado, trabalhe pensando que a sua função vai ajudar a sociedade, a sua família e a você mesmo. Afinal é para isso que um servidor é contratado. Entenda que, infelizmente no Brasil acontece esse tipo de injustiça – ao menos vamos levar um bom tempo para mudar esse modo operante. E por último, não deixe as circunstancias mudarem as suas convicções, busque concursos internos quando possível, realize seu trabalho com afinco e tenha na carreira publica uma âncora muito maior que a possível estabilidade e salários. Está em suas mãos o êxito de uma sociedade melhor e menos burocrática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]