• Carregando...
Desenvolvimento de lideranças
| Foto:

Já abordei dias atrás que, independentemente dos resultados das eleições presidenciais, o Brasil deve iniciar uma nova fase em sua economia, uma espécie de euforia característica de início de novos governos. E isso deve refletir também nas empresas.

De olho nesta oportunidade de crescimento, as companhias precisam contar com equipes bastante produtivas, até porque neste início de retomada de crescimento, continuarão enxutas e aí é que aparecem os desafios, e um deles é justamente em como ser produtivo com menos recursos pessoais em um ambiente altamente competitivo.

Em minha visão, as empresas não podem esquecer de investir em um público pra lá de estratégico – a liderança – que exerce um papel importante para que as equipes se mantenham produtivas e se destaquem em meio ao mercado.

Para isso uma das saídas é dispor para essas pessoas participem de programas de desenvolvimento de competência. Existem inúmeros deles no mercado. A companhia deve escolher aquele que melhor se adequa, porém, esses programas devem oferecer no mínimo a possibilidade de modernizar o potencial dos profissionais. Ou seja, todos nós precisamos de reciclagem em maior ou menor grau. Também é preciso ficar atento a temas que podem ser abordados com todos os líderes e aqueles que podem ser direcionados, conforme o grau de maturidade e vivência daquela liderança. Desta forma, as atividades serão mais assertivas e os resultados mais elevados.

Outro ponto que favorável é que os treinamentos ajudem o líder a aperfeiçoar a oratória. Não estou me referindo aqui aos gestores que sobem em púlpitos e discorrem palestras. Digo que a oratória auxilia na efetividade da comunicação estratégica entre o gestor e sua equipe. Se isso for bem conduzido a motivação das pessoas tende a melhor.

A resolução de conflitos, bem como a assertividade na tomada de decisões é outro benefício da ‘reciclagem’ feita por meio de treinamentos. Esse é um tema recorrente dentro das empresas e no cotidiano de quem lidera equipes. Por isso, esse assunto precisa ser abordado de tempos em tempos como forma de motivar o líder a pensar em estratégias na medida que vai conhecendo o perfil de sua equipe.

Por último, ainda, os ganhos podem surtir em uma menor rotatividade de pessoas, diminuir o nível de estresse dos colaboradores bem como contribuir para que o líder tenha uma orientação focada para os resultados a serem alcançados.

Com estas oportunidades, não deixe de investir em treinamentos para sua liderança para após o início do ano. Pense que teremos um recomeço há poucas semanas. Comece 2019 com a equipe afinada e pronta para aproveitar os benefícios de um cenário positivo que se aproxima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]