• Carregando...

Hoje quero discorrer sobre liderança por autoridade. Geralmente quando abordamos este tema, as pessoas têm a tendência de fazer uma correlação da palavra ‘autoridade’ com experiências autoritárias e que não são muito boas. Lembram de pessoas que exercem seu poder para alcançar os seus objetivos, doa a quem doer.

Isso muito acontece porque na cultura das organizações e do trabalho em geral nas empresas, embora pareçam democráticas, elas não o são. Ou seja, quem participa de uma estrutura empresarial sabe que existem regras a serem seguidas e obedecidas. Muitos líderes que estão à frente, muitas vezes não entram por mérito o que também faz aumentar essa sensação. O que dizer então de muitos cargos públicos que são ocupados por troca de favores e que muitas vezes a pessoa não tem competência para exerce-lo mas tem o poder autoritário para executá-lo?

A autoridade tem um outro lado. Posso dizer que ela não é uma habilidade, mas qualquer pessoa pode desenvolver. Não é um processo rápido, mas se conquista com a credibilidade, com a propriedade com aquilo que se propõe a fazer, com o prestígio e respeito ao outro. Pessoas assim tornam-se merecedoras da autoridade por natureza.

Quem lidera com essas características geralmente alcança bons resultados dentro das organizações porque as pessoas a respeitam, a admiram e acreditam naquilo que ela prega e defende. Isso gera uma harmonia nas equipes e, consequentemente, melhores resultados são alcançados.

E, mesmo não sendo um grande líder, qualquer pessoa pode trazer para si a autoridade. Para isso, digo que exercer a empatia é um primeiro passo. Quem consegue se colocar no lugar da outra pessoa, fica mais sensível, entende a problemática e estreita o relacionamento e tem facilidade para mostrar alternativas e soluções para o problema.

Um outro ingrediente é colocar em prática seus melhores atributos, ou suas virtudes. Quem é tolerante, generoso e paciente acaba por ser mais assertivo. E assertividade gera credibilidade e por consequência aumenta a sua autoridade.

E um terceiro ponto é ter coerência em todas as situações. Quem tem autoridade jamais faz discursos difamatórios, por exemplo, não levanta a voz em discussões. Não busca ganhar no grito.  Usa de argumentos para conquistar algo.

Comece a se perceber melhor. Use da sua comunicação para conquistar e trazer pessoas para o seu lado. Porém, a pessoa que tem autoridade não precisa dizer isso a ninguém, ela exala esse bem querer, lembre-se sempre disso!

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]