• Carregando...

Quero discorrer neste texto sobre um tema que muitas vezes causa angústia em grande parte dos quase 27 milhões de pessoas que hoje enfrentam a dura realidade da falta de oportunidade no mercado de trabalho. Diariamente, brasileiros e brasileiras buscam a recolocação e não a encontram. A semana passa, os meses passam e o profissional está ali, a espera de uma oportunidade.

Tenho conversado com pessoas que estão passando por isso e me questionam: “Bernt, devo começar a me candidatar a outras vagas que não correspondem a minha área de formação ou a minha especialidade como forma de aumentar o alcance do radar?”.

Minha resposta é não!  É muito ruim o profissional fazer uma guinada neste momento da carreira. Hoje as empresas estão oferecendo vagas para pessoas especialistas em determinadas áreas, pois querem resultados práticos e rápidos, logo a falta de experiência naquela função vai ser uma grande barreira. Você pode começar a perder o foco.

Além disso, por mais que você seja contratado, a realidade será muito dura. Terá que começar do zero, entender sobre a área, sua dinâmica, criar uma rede de contato que lhe ajude em situações adversas. Então, o empenho durante a pré contratação também será uma fase um tanto difícil.

Minha sugestão é que você invista nos seus pontos fortes, na sua experiência e habilidades. O que você pode vir e deve fazer é buscar áreas correlatas, aí sim você aumenta o alcance do seu radar.

Outro ponto a se considerar é também a humildade. Já conversei com profissionais que se sentiram ofendidos por uma empresa ofertar determinada vaga ou salário com a justificativa de que “as empresas estão se aproveitando do momento o qual o país vive no desemprego”.

Hora, que tal pensar por outro lado: avaliar que o salário e o cargo são situações momentâneas em sua carreira. Que aquela função pode lhe projetar para algo que você deseja, mas que naquele momento não é possível. Então, é preciso manter a calma e avaliar com cuidado quando receber uma proposta. Pense nos pontos a favor e nos desfavoráveis. Geralmente na vida passamos por momentos os quais precisamos abrir mão de algumas coisas, para, lá na frente, ver que a decisão foi assertiva.

Por último, avalie se não seria uma possibilidade abrir seu próprio negócio com a experiência que você tem em determinada área. Pode ser uma saída vantajosa, desde que você tenha a consciência de que empreender também tem os seus riscos e deleites.

Dentro deste contexto, lembre-se também de que a sua maior riqueza como profissional não é o que você acumulou em dinheiro, mas sim sua experiência, talento, habilidades, capacidade intelectual.  Tudo isso é intransferível, é somente seu. Então abra a mala e veja o que você pode ofertar para o mercado, para quem e a que preço. Você tem toda essa capacidade, pode acreditar!

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]