• Carregando...
Oportunidades de carreira em 2019
| Foto:

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e novembro de 2018 foram preenchidas 23,8 mil oportunidades com carteira assinada em todo o país na área de tecnologia da informação. O ramo, é uma curva ascendente a parte dos demais setores da economia, que agonizam com a falta de aquecimento e nos quais a contratação segue bastante lenta.

Esse mercado deve apontar números ainda melhores nos próximos anos. A área de tecnologia da informação também deve mudar a dinâmica do mercado de trabalho. Algumas profissões tendem a sumir (em um processo normal) e outras devem surgir. Mas o fato é que, mesmo com toda a automação, as máquinas não vão substituir o homem.

O que precisamos é ficar atentos as oportunidades que o novo nos traz e se preparar para elas. Veja, segundo estudos, hoje a maior demanda na área de TI está por profissionais que trabalham com inteligência artificial, análise e interpretação de dados, cientistas e engenheiros de dados, engenheiros de performance e de segurança, desenvolvedores, pessoal dedicado a trabalhar com a experiência do usuário e analistas de sistemas.

Dia desses ouvi uma reportagem que traduz bem essa tendência: um médico especialista em determinada área que atua em Londres, fez um atendimento ‘remoto’ a um paciente que estava em Nova Iorque. Mas não foi um atendimento corriqueiro, ele fez uma cirurgia a distância. Na retaguarda, o médico tinha vários assistentes na área de saúde, mas um dos principais colaboradores da equipe de cirurgia era um engenheiro de sistemas, dando garantia de que o sistema pudesse funcionar ao longo do procedimento. São oportunidades que antes não imaginávamos existir.

E as vagas pipocam em todos os nichos com destaque para startups que usam intensivamente a tecnologia, nas empresas de telecomunicações, softwares e na indústria.

Mas como tudo é muito rápido no mercado de trabalho, mais do que aproveitar o ‘boom’ de TI, é preciso ter uma boa dose de humildade e reconhecer, que hoje você que é figura rara em determinadas posições, amanhã não estará sozinho, tendo que disputar espaço com outros colegas. Então, a primeira dica é: nunca deixar de se atualizar tecnicamente.

A segunda é: aproveite que você é veterano na área e invista no aperfeiçoamento das relações humana, comportamento e inteligência emocional. Ter boa comunicação, capacidade de solucionar problemas, adaptabilidade, trabalhar em equipe e autogerenciamento será diferencial sempre. São características que você vai adquirindo com o tempo e com o exercício.

Para as empresas, enquanto a fartura de mão de obra não aparece, terão que trabalhar com a velha e conhecida ‘retenção de talentos’. Investir em formação desses profissionais não será o suficiente. A companhia sairá na frente do mercado se tiver a capacidade de manter o conhecimento por meio de profissionais que gostem de fazer parte do time. Fica a dica!

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]