• Carregando...
Os impactos das doenças psicológicas nas empresas
| Foto:

A correria do mundo moderno, as exigências contemporâneas e a pressão da sociedade para que as pessoas sejam belas, bem-sucedidas, tenham a família dos sonhos e sejam felizes, tem criado um fenômeno bastante perigoso: a exposição aos transtornos emocionais. Isto porque beleza, por exemplo, é um estado de espírito, o conceito de sucesso varia de pessoa para pessoa, a família é aquela que você tem e deve valorizar de maneira muito particular e a felicidade não é uma questão de momento, mas sim um contexto de vida.

Esse paradoxo cria uma confusão mental, fazendo com que as pessoas não saibam lidar com frustrações, podendo inclusive desencadear doenças, sendo a depressão uma das mais graves a ser tratada.

E as empresas precisam ficar atentas a essa tendência. Mas, como? Prevenindo-se! Uma das maneiras é criar programas de saúde voltados à qualidade de vida das pessoas. Por ser algo ‘novo’ é importante incluir nestes programas a saúde psicológica não só para quem está vivendo essa enfermidade, mas dispor de informações as quais os colaboradores possam identificar em qual momento se deve buscar ajuda. Também é indispensável orientar colegas de trabalho para que saibam lidar com profissionais que estão passando por esse momento.

E isto não deve ser encarado como despesa, mas sim, investimento. Pessoas saudáveis (corpo e mente) são mais produtivas, têm maior participação, um melhor relacionamento e claro, trazem maiores resultados para a corporação.

Empresas que ignoram esse problema, e quando identificam acabam por afastar o colaborador por si só, são companhias que tendem a ter um maior absenteísmo e significativos casos de afastamento. O relacionamento interpessoal tende a ter uma má avaliação e a produtividade não satisfatória.

Colaboradores que passam por essa fase não devem tardar para buscar ajuda, pois quanto mais o tempo passa, mais a doença psicológica ganha corpo. Como falamos acima, as vezes a pessoa por si só não consegue se ver nesta condição e é aí que entra o papel da empresa, família e colegas de trabalho. Se esse círculo de relacionamento estiver bem informado sobre o que são essas doenças, certamente os casos tendem a ser tratados com mais rapidez e as consequências neutralizadas.

Pensemos nisso e tenhamos uma vida profissional saudável.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]