• Carregando...
Troque o Eu pelo Nós
| Foto:

Estamos diante da revolução 4.0. Será que o trabalho em equipe ainda é tão importante quanto foi nas últimas décadas? Digo a você que o assunto nunca foi tão atual quanto agora e, para ser bem sincero, não vejo que ele sairá da moda tão cedo.

O trabalho em equipe continua a ser fundamental para se ter equipes dinâmicas em um mercado cada vez mais competitivo. Há inúmeras vantagens para quem sabe lidar bem com diferentes mentes pensantes e com perfis heterogêneos de colegas. As vantagens vão desde juntar pessoas e talentos diferentes para resolver algo complexo, até o fomento do espírito participativo, uma vez que, onde se trabalha em equipe, se tem um ambiente mais leve das organizações.

Com o advento da indústria 4.0, a atuação em equipe será ainda mais valorizada. Uma das características dessa nova onda são profissionais interagirem com pessoas e com máquinas, com pessoas e com processos. Ou seja, seria como se você estivesse trabalhando e o seu colega, por vezes seja uma máquina ou um robô. Some-se a isso, a inteligência artificial onde as pessoas precisam aprender e são estimuladas a responder a diversos desafios.

Dia desses, conversando com um gerente de banco, ele comentou comigo que havia um ‘colega’ bastante diferente em treinamento na agência. Tratava-se de um robô (não se trata de uma figura de robô japonês que costumamos ver em reportagens, era uma máquina que pensa como humano) que estava aprendendo diversas atividades. Fiquei super curioso e perguntei: “até quantos telefonemas ele pode atender ao dia?”. Inúmeros, a perder de vista, respondeu o executivo.

Ou seja, essa tendência já está presente, resta saber como iremos interagir com essas máquinas também, em um trabalho em equipe. Por vezes, essas estruturas, terão que dar a palavra final em uma determinada demanda, e aí? Como vamos reagir?

São novos tempos. Aproveite esse período de final de ano para fazer uma avaliação de como você tem se portado no ambiente de trabalho. Verifique se você está sendo um bom colega quando necessário somar esforços. Aproveite para planejar como vai trabalhar esse tema no ano que virá, mas visando a revolução 4.0 e a inteligência artificial.  E se sentir dificuldade, não deixe de buscar auxilio com o seu gestor direto ou até mesmo com o Recursos Humanos. Bom trabalho!

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]