• Carregando...
O papa Francisco chega à Praça de São Pedro para uma audiência: comunidade científica aguarda com ansiedade nova encíclica (Foto: Giampiero Sposito/Reuters)
O papa Francisco chega à Praça de São Pedro para uma audiência: comunidade científica aguarda com ansiedade nova encíclica (Foto: Giampiero Sposito/Reuters)| Foto:

O blogueiro esteve em férias de maio até o começo de junho, e volta em uma semana que não poderia ser mais animada para o nosso tema: amanhã será divulgado o texto oficial da encíclica Laudato si’ (“Louvado seja”, não em latim, mas em italiano antigo, o idioma em que São Francisco de Assis compôs o seu Cântico das Criaturas), do papa Francisco, sobre o meio ambiente. Ela já rendeu uma confusão considerável entre os jornalistas no Vaticano depois que Sandro Magister divulgou o que parece ser uma versão quase final do texto e teve sua credencial revogada. Por via das dúvidas, espero o texto definitivo amanhã no site do Vaticano.

O papa Francisco chega à Praça de São Pedro para uma audiência

O papa Francisco chega à Praça de São Pedro para uma audiência: comunidade científica aguarda com ansiedade nova encíclica (Foto: Giampiero Sposito/Reuters)

No Estadão, ficamos sabendo que a comunidade científica aguarda com ansiedade o texto por uma razão bem simples: o papa pode tratar do tema como uma questão moral, coisa que os cientistas não podem fazer, e isso daria mais respaldo aos alertas feitos sobre a degradação do meio ambiente.

A respeito disso, um amigo, cientista, comentou algo bem interessante: no fim das contas, todos querem saber o que a Igreja pensa sobre determinado assunto, e adoraria que ela se amoldasse ao pensamento deles, como uma criança desobediente ou levada que mesmo assim espera a aprovação dos pais. Parece que agora a mesma comunidade científica que não dá a mínima para considerações morais quando se trata de destruir embriões, por exemplo, vai jogar confete no papa, mas quando ele voltar a falar da dignidade da pessoa humana desde a concepção até a morte natural, veremos muito cientista olhando para o lado e fingindo que não tem nada a ver com isso.

Esperemos para ver o que virá amanhã. Da parte da cobertura jornalística, espero (infelizmente) uma quantidade considerável de baboseira sobre como Francisco é o papa que está reconciliando Igreja e ciência, e não descarto que algumas reportagens tratem como inédita a preocupação ambiental por parte de um papa, ignorando tudo que os antecessores de Francisco já disseram e escreveram sobre o tema. Não foi a mesma coisa quando Francisco falou do Big Bang e da evolução?

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]