• Carregando...
Apesar de ter sido submetido a uma série de testes, o Sudário segue um mistério, já que ainda não se sabe o que formou a imagem; a hipótese mais promissora só foi testada em pedaços pequenos de tecido. (Imagem: Reprodução)
Apesar de ter sido submetido a uma série de testes, o Sudário segue um mistério, já que ainda não se sabe o que formou a imagem; a hipótese mais promissora só foi testada em pedaços pequenos de tecido. (Imagem: Reprodução)| Foto:

Novas pesquisas colocam o Sudário de Turim como contemporâneo de Jesus Cristo, e não como farsa medieval. (Foto: Reprodução)

Anteontem eu disse que a televisão estava vivendo uma entressafra de Sudário de Turim na Semana Santa desse ano. É que não vai dar tempo de produzir nada sobre um livro que está saindo exatamente hoje nas livrarias italianas. É Il Mistero della Sindone (“O Mistério do Sudário”), do jornalista Saverio Gaeta e do professor Giulio Fanti, da Faculdade de Engenharia da Universidade de Pádua.

O jornalista Andrea Tornielli conta, no site do jornal La Stampa, de Turim (onde o Sudário está guardado), que foram feitos três novos testes, dois químicos (usando infravermelho e espectroscopia) e um mecânico, em um pedaço do pano que foi retirado para os exames de 1988, e que foi entregue a Giulio Fanti por um membro da equipe que fez as pesquisas que em 2013 completam 25 anos.

Um dos testes datou o pano de 300 a.C. com margem de erro de 400 anos; o segundo deu como resultado 200 a.C. com margem de erro de 500 anos; e o terceiro indicou como data do pano 400 d.C. com margem de erro de 400 anos. Ou seja, o Sudário seria, mesmo, da época de Jesus, e não uma farsa medieval.

Aqui faço a ressalva que sempre costumo fazer quando se trata de Sudário. Os resultados do teste, que também serão divulgados em publicações científicas, indicam que o pano é contemporâneo de Jesus, e só. Esses testes, em específico, não têm a finalidade de indicar se o sudário era um pano mortuário, muito menos se foi o tecido que envolveu o corpo morto de Cristo após a crucifixão. Pelo menos no nosso estágio atual de conhecimento, é mais fácil sabermos o que o Sudário não é (não é uma farsa medieval, não é uma pintura etc.). Afinal, há afirmações sobre a natureza do Sudário que dependem mais da fé que da ciência.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]