• Carregando...
(Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)
(Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)| Foto:

Que tal carregar um pouquinho de ciência e fé no celular? O assunto não é tão popular a ponto de gerar uma enxurrada de aplicativos, mas pelo menos alguns recursos interessantes estão disponíveis para o seu smartphone.

Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2)

Onde baixar: iOS / Android

O aplicativo da ABC2, grupo que tem o objetivo de ajudar especialmente comunidades protestantes/evangélicas a fazer as pazes com a ciência, inclui a agenda de eventos da entidade e notícias. Mas não tive como vasculhar a fundo o app por um motivo bem simples: ele só funciona nos modelos de iPhone a partir do 5s, ou seja, meu celular é velho demais para baixar o app…

Christians in Science

Onde baixar: iOS / Android

A britânica Christians in Science é a organização que serviu de “inspiração” para a ABC2. O aplicativo deles tem uma série formidável de artigos, áudios e vídeos, separados por assunto. É só clicar em “Resources”. Se você morar no Reino Unido, ainda pode encontrar o grupo da CiS mais próximo.

TalkOrigins

Onde baixar: Android (CCIndex) / Android (Creationist Claims) (não achei para iOS)

Esses dois aplicativos parecem ser “não oficiais”, feitos com o objetivo de reunir o arquivo de textos do TalkOrigins, que surgiu como um grupo no bom e velho Usenet dedicado a refutar diversas alegações feitas por criacionistas de Terra jovem contra a Teoria da Evolução. O conteúdo está bem organizado por assunto.

Reasons to Believe

Onde baixar: iOS / Android

A Reasons to Believe é provavelmente a principal organização de criacionistas de Terra antiga na internet. Traz textos e podcasts com atualizações periódicas.

O Instituto Faraday, da Universidade de Cambridge, chegou a ter um aplicativo também, mas ele sumiu das duas lojas e a versão que tenho no meu smartphone já não funciona bem. Você clica em várias seções e não acontece absolutamente nada. Suponho que ele simplesmente parou de ser atualizado e acabou abandonado de vez. Para ter acesso aos recursos do Faraday, a saída é ir diretamente ao site do instituto.

Você conhece outros aplicativos que gostaria de sugerir para o leitor? Coloque os links nos comentários para o app na Google Store e na App Store da Apple, e aos poucos vamos atualizando o post com as sugestões dos leitores.

Curso de ciência e fé em Curitiba!

Corram que a turma tem apenas 20 vagas! Inscrições com desconto até essa terça-feira.

Pequeno merchan

Além de editor e blogueiro na Gazeta do Povo, também sou colunista de ciência e fé na revista católica O Mensageiro de Santo Antônio desde 2010. A editora vinculada à revista lançou o livro Bíblia e Natureza: os dois livros de Deus – reflexões sobre ciência e fé, uma compilação que reúne boa parte das colunas escritas por mim e por meus colegas Alexandre Zabot, Daniel Marques e Luan Galani ao longo de seis anos, tratando de temas como evolução, história, bioética, física e astronomia. O livro está disponível na loja on-line do Mensageiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]