• Carregando...
Aquela mesma história, contada de um jeito novo
| Foto:

Em 2011, fui ver no cinema o filme A Árvore da Vida, de Terrence Malick. É daquele tipo de filme, parece-me, que você ama ou odeia. Eu gostei muito. Lembro que na época houve um certo frisson sobre o que eu chamei de “segmento Discovery Channel”, que começa logo depois que um personagem pergunta, dirigindo-se a Deus: “Quem somos nós para você?” São vários e vários minutos que vão, se me lembro bem, desde o surgimento do universo até o mundo atual. As interpretações variavam. Segundo as mais pessimistas, o trecho mostrava a imensidão do universo para dizer que não somos nada. Eu fico com as visões mais otimistas, que leram naquilo um “quer saber quem é você para mim? Veja, fiz tudo isso para você. Isso responde sua pergunta?” de Deus.

Lembrei de A Árvore da Vida quando vi o novo vídeo da Fundação BioLogos. The Big Story conta a história da criação do mundo, como está no Gênesis, “enriquecida” com tudo o que sabemos hoje a respeito do universo, graças à ciência, um conhecimento que os hebreus antigos não tinham. O texto é do pastor Leonard Vander Zee e tinha sido apresentado no congresso do BioLogos ano passado; agora, ganhou tratamento visual. Confiram abaixo (é possível ativar as legendas, mas também há uma transcrição).

O vídeo ainda tem uma versão com uma introdução mais longa (transcrição):

E, por fim, também há um terceiro vídeo em que Vander Zee discute algumas referências que o levaram ao texto final de The Big Story (transcrição):

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]