• Carregando...
O rabino Joseph Delmedigo estudou com Galileu em Pádua e foi o primeiro líder religioso judeu a abraçar o heliocentrismo com entusiasmo. (Imagem: Reprodução)
O rabino Joseph Delmedigo estudou com Galileu em Pádua e foi o primeiro líder religioso judeu a abraçar o heliocentrismo com entusiasmo. (Imagem: Reprodução)| Foto:

O blog On Faith, do Washington Post, publicou um texto de Jeremy Brown, professor de Medicina e autor de um livro sobre a recepção do Judaísmo às teorias heliocêntricas de Nicolau Copérnico. O artigo de Brown lembra que, embora a reação católica seja amplamente conhecida (e distorcida, acrescento eu; basta comparar o que realmente aconteceu a Galileu com o que dizem por aí sobre o que aconteceu a Galileu), a resposta de outras religiões é pouco abordada; Marcelo Gleiser deu dicas sobre como os luteranos viam a teoria heliocêntrica, mas até agora a visão judaica sobre o tema era tema praticamente ausente da discussão.

O rabino Joseph Delmedigo estudou com Galileu em Pádua e foi o primeiro líder religioso judeu a abraçar o heliocentrismo com entusiasmo. (Imagem: Reprodução)

O rabino Joseph Delmedigo estudou com Galileu em Pádua e foi o primeiro líder religioso judeu a abraçar o heliocentrismo com entusiasmo. (Imagem: Reprodução)

E, a julgar pelo texto de Brown, os judeus tiveram, de início, a mesma reação cautelosa dos cristãos e, inclusive, dos demais cientistas (lembremo-nos que, no tempo de Copérnico, nem mesmo os mais respeitados astrônomos da época, como Tycho Brahe, abraçaram o heliocentrismo). O rabino e astrônomo David Gans, por exemplo, elogiava Copérnico, mas discordava de seu modelo com base em dúvidas de caráter científico. E Brown ainda lembra que o modelo em que a Terra se move em torno do Sol apresentava, para os judeus, o mesmo problema posto para os cristãos, que era a questão da interpretação de trechos da Escritura que davam a entender que a Terra era imóvel e o Sol é que se movia.

O primeiro líder judeu a abraçar o heliocentrismo com entusiasmo foi o rabino Joseph Delmedigo, que conheceu Galileu na Universidade de Pádua e publicou um livro defendendo o modelo de Copérnico em 1629. Mas isso não foi suficiente para conseguir unanimidade entre a comunidade judaica, pois Brown conta que, em 1707, uma enciclopédia publicada pelo rabino e médico Tobias Cohen rejeitava o heliocentrismo, chamava Copérnico de “primogênito de Satã” e dizia que nenhum judeu poderia aceitar essa teoria, pois ela se chocava com as passagens bíblicas sobre a Terra imóvel. Mas, naquele mesmo século, ganhou força entre os judeus uma corrente que soube conciliar as descobertas científicas com a crença de que a Torá é a verdadeira palavra de Deus, aceitando que nem tudo no texto sagrado devia ser entendido de forma 100% literal, já que Deus estaria falando na “linguagem do dia a dia”. “Pode não parecer grande coisa para quem vê de fora, mas dentro do mundo tradicional da academia judaica foi uma mudança radical”, diz Brown, que encerra dizendo que ainda hoje há alguns judeus ultraortodoxos que rejeitam o copernicanismo (assim como ainda há católicos que fazem o mesmo), mas são um grupo sem representação nenhuma, e sem respaldo dos líderes religiosos do Judaísmo.

——

Prêmio Top Blog, votação em curso!

selotopblog_300x250Começou no dia 9 a primeira rodada de votação da edição 2013 do prêmio Top Blog. Em 2010 e 2011, o Tubo venceu a categoria “Religião/blogs profissionais” pelo voto popular. Em 2012, não ficamos entre os finalistas, mas o Blog Animal, também da Gazeta, venceu sua categoria pelo júri acadêmico. Para votar no Tubo, basta você clicar aqui ou no banner ao lado. Cada conta de e-mail só pode votar uma vez no mesmo blog, mas nada impede que, com uma mesma conta de e-mail, você possa votar em vários blogs de sua preferência. Da mesma forma, você pode votar no Tubo mais de uma vez se tiver duas ou mais contas de e-mail. Basta preencher, no alto da página do prêmio, seu nome e e-mail. Você receberá uma mensagem com um link para confirmar seu voto. Também é possível votar pelo Facebook. Neste ano, teremos outros blogs da Gazeta do Povo concorrendo também; à medida que eles forem se inscrevendo, vocês saberão como votar em todos eles.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]