• Carregando...
Mayim Bialik é neurocientista e judia ortodoxa.
Mayim Bialik é neurocientista e judia ortodoxa.| Foto:

Todo mundo conhece a atriz Mayim Bialik do seriado The Big Bang Theory, em que ela interpreta Amy Farrah Fowler. Atriz e personagem têm algo em comum: ambas são neurocientistas. E Mayim professa uma variante do Judaísmo ortodoxo (seu ex-marido, que era mórmon, inclusive se converteu antes do casamento), aderindo a diversos costumes rituais judaicos, como os relativos à alimentação, estudando as escrituras e divulgando a religião em vídeos.

E, para responder às inevitáveis perguntas sobre como pode uma neurocientista ser também uma pessoa religiosa, Mayim produziu este vídeo aqui:

(A página brasileira de Facebook Mayim Fans colocou legendas, você pode ver aqui)

A atriz Mayim Bialik, de The Big Bang Theory

Mayim Bialik é neurocientista e judia ortodoxa.

É um vídeo muito bom, em que a atriz desmistifica algumas noções de Deus muito caras aos criadores de espantalho neoateístas como, por exemplo, o Deus antropomorfizado que funciona muito bem nas tirinhas do Laerte como recurso humorístico, mas que sabemos ser bem diferente do que realmente é a divindade. Ela ainda defende de forma muito enfática que não há nada de bizarro ou de esquizofrênico em aceitar todos os postulados da ciência e ainda crer em Deus.

Mayim fala de “relacionamento com Deus”, dando a impressão de que sua concepção de Deus é justamente aquela judaico-cristã, de uma divinidade pessoal, não distante de nós; mas no início, quando descreve o que Deus não é em sua opinião, parece recusar a ideia de uma divindade que responda às nossas orações, por exemplo, o que já destoa um pouco até mesmo da fé que ela professa. À medida que o vídeo segue, pelo menos para mim parece que Mayim encontra Deus menos no “relacionamento pessoal” com Ele e mais na contemplação da grandiosidade da natureza. Ainda no início ela até diz que “Deus é a gravidade” e “a força centrífuga”, o que obviamente Deus não é. Confundir criatura (as leis que regem o universo) com seu autor é bem complicado. Mas posteriormente ela vai se corrigindo e colocando as coisas em seu devido lugar. Seria interessante saber o que Mayim pensa sobre a tal “Teologia Natural” de que já falamos aqui no blog em outras oportunidades, pois o pensamento mostrado no vídeo parece se aproximar dessa corrente de pensamento.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]