• Carregando...
Microentrevista: Miguel Nicolelis sobre a Pontifícia Academia de Ciências
| Foto:
Antônio Costa/Gazeta do Povo
Miguel Nicolelis: um gênio brasileiro.

O neurocientista Miguel Nicolelis esteve em Curitiba na semana passada para o Sala Mundo, e deu algumas entrevistas para o pessoal da Gazeta do Povo, uma delas para o nosso multiblogueiro Rogério Galindo, do Caixa Zero e do Dia de Clássico. Galindo não teve muito tempo para conversar com Nicolelis, mas foi muito bacana de, a meu pedido, colocar na lista uma perguntinha sobre a participação do neurocientista na Pontifícia Academia de Ciências, para a qual ele foi nomeado não faz muitos meses.

Eu queria saber o que Nicolelis esperava de sua participação na Academia, e o que, em sua opinião, a Academia esperava dele. “Eu não tenho a menor ideia, porque quem me convidou foram eles. Eu não me inscrevi, não me convidei. Aprendi com minhas avós italianas que, se te convidam para jantar, você vai. A priori, você vai. Então, eles me convidaram e eu aceitei”, descreveu. “Eu só espero, como em qualquer lugar aonde vou falar, trabalhar, ter a liberdade de expor as minhas ideias. Mas não tenho nenhuma expectativa, como não tive com nenhuma das outras academias a que eu pertenço”, disse.

Ele também comentou o fato de sua indicação ter sido atacada tanto em alguns meios católicos (Nicolelis é petista declarado, é ateu e defende o direito ao aborto) quanto em meios de esquerda (por ter aceito o convite e “se vender ao Papa”). “Eu recebi uma carta dizendo que a minha falta de fé religiosa não tinha influência. Eles sabem, não sabem? Eu diria que o Vaticano tem o seu sistema de informações. Eles sabiam onde estavam se metendo comigo”, brincou. “E, como certos membros da Academia, como o Stephen Hawking, também são ateus convictos como eu, achei que a companhia era razoável. A possibilidade de jantar ou deliberar com ele, por exemplo, me anima”, acrescentou. Como a Academia tem pelo menos uma plenária anual, e normalmente no fim do ano, acho que Nicolelis terá seu desejo atendido em breve.

——

A votação para a edição 2011 do Prêmio Top Blog vai até 11 de outubro. Ano passado, o Tubo de Ensaio, concorrendo na categoria “religião/blogs profissionais”, foi o vencedor pelo voto popular. Vamos tentar o bicampeonato e buscar melhorar a posição no júri acadêmico, em que o Tubo terminou em terceiro lugar na edição 2010. Para votar, clique aqui, ou no selo ao lado.

——

Não se esqueça de seguir o Tubo de Ensaio no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]