• Carregando...
O telescópio do Observatório Vaticano no Arizona: padres a serviço da ciência desde o século 16. (Foto: Divulgação/Observatório Vaticano)
O telescópio do Observatório Vaticano no Arizona: padres a serviço da ciência desde o século 16. (Foto: Divulgação/Observatório Vaticano)| Foto:

A emissora britânica BBC tem um projeto chamado Pop Up, em que um time de jornalistas vai percorrer os Estados Unidos, pulando de cidade em cidade e fazendo reportagens curtas em vídeo. Agora eles estão no Arizona, onde se localiza o Observatório Vaticano, tema da matéria de Matt Danzico. Como o WordPress não permite a incorporação de vídeos da BBC, você tem de clicar aqui para assistir.

O telescópio do Observatório Vaticano no Arizona

O telescópio do Observatório Vaticano no Arizona: padres a serviço da ciência desde o século 16. (Foto: Divulgação/Observatório Vaticano)

Padres no meio do deserto fazendo observações astronômicas? Puxa vida! No começo, o repórter tentou dar uma valorizada na “descoberta”: afinal, nem mesmo um amigo, jornalista especializado em ciência, da revista Popular Science, tinha ouvido falar disso. Na verdade, acho que Danzico acabou fazendo seu amigo pagar um mico. Sério que nem ele, nem colegas que cobrem especificamente a área de astronomia, tinham ouvido falar do Observatório Vaticano? Mesmo depois das inúmeras aparições do irmão Guy Consolmagno na mídia norte-americana?

O vídeo dá uma ideia razoável, considerando a curta duração da reportagem, da história da instituição e do tipo de trabalho que os membros do Observatório realizam. Vários deles são entrevistados e têm a chance de dizer o que estão fazendo. Um dos astrônomos tem inclusive a chance de dizer umas palavrinhas sobre a relação entre ciência e fé, sobre um eventual conflito entre o que diz a Bíblia e o que eles pesquisam no observatório, e cita Nicolau de Cusa, que um século antes de Giordano Bruno já havia levantado a ideia de outros mundos habitados (ele foi nomeado cardeal oito anos depois de publicar a obra em que tratava desse tema).

O que destoou um pouco foi a participação do astrofísico e ateu militante Lawrence Krauss. Ele aparece do nada jogando algumas afirmações genéricas, algumas fruto de puro achismo (como a de que “os melhores cientistas são ateus”), e só entra no tópico quando afirma que o Observatório Vaticano nunca foi uma instituição de ponta (pode não ser verdade agora, mas é uma afirmação questionável quando se considera a época em que ele foi fundado), mas que não faz ciência nonsense, e enquanto os padres não deixarem sua “mitologia” interferir na ciência, ele não se incomoda. Talvez o jornalista quisesse acrescentar algum contraponto e Krauss estava disponível para falar algumas besteiras…

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]