• Carregando...

Outro dia publicamos no blog um vídeo da série Through the Wormhole em que o dr. Andrew Newberg explicava o que acontecia no cérebro das pessoas enquanto elas rezavam ou meditavam. Agora, dois cientistas alegam ter “provas” de uma localização física da consciência – ou, se você preferir, da alma. Ela estaria em microtúbulos localizados dentro dos nossos neurônios e que contêm “informação quântica”. Quando o corpo para de funcionar, essa informação não é destruída, mas “distribuída pelo universo”. E, se a pessoa é ressuscitada, a informação volta para onde estava. É o que alegam Stuart Hameroff e Roger Penrose, vejam o vídeo.

A história também apareceu no site da Band, que atribui a informação a uma entrevista ao Daily Mail. O jornal britânico, no entanto, apenas repercutiu o que já havia saído no Huffington Post. O Mail simplesmente acrescentou que o conceito de Penrose e Hameroff se aproxima de concepções budistas e hunduístas sobre a consciência como parte do universo.

Isso me lembra um pouco aquela história sobre Descartes ter identificado a glândula pineal como a sede da alma, ou pelo menos o ponto de união entre a alma e o corpo. Confesso ainda não saber se consegui realmente entender a história toda, mas tenho o pé atrás com esse tipo de alegações sobre a “localização exata da alma” (atualização, às 17h58: em seu blog, o Jorge Ferraz explica muito bem o que me causa esse sentimento de pé atrás: é que não tem nada a ver com a antropologia católica a respeito do tema).

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

——

Prêmio Top Blog 2012, última semana de votação!
Não só o Tubo de Ensaio, mas todos os blogs da Gazeta do Povo que concorrem ao Prêmio Top Blog 2012 ficaram entre os Top 100 de suas categorias e disputam a segunda fase, que termina no próximo dia 10; se você já votou na primeira fase, pode votar de novo, usando seu e-mail, o Twitter e o Facebook. Para ajudar o Tubo de Ensaio a chegar ao tricampeonato na categoria “religião / blogs profissionais / voto popular”, clique aqui ou no selo ao lado. Confira os links para também votar nos outros blogs da Gazeta do Povo (cada internauta pode votar em quantos blogs quiser, mas não é possível votar duas vezes no mesmo blog usando uma única conta de e-mail):
O Blog Animal concorre em “Bichos e animais” (vote)
O Diário de Antonio concorre em “Variedades” (vote)
O Ir e vir de bike concorre em “Variedades” (vote)
O Uma família brasileira na China concorre em “Viagens e Turismo” (vote)
O CWB Live concorre em “Música” (vote)

Vote e compartilhe o link com seus amigos! O Tubo de Ensaio e os outros blogs da Gazeta do Povo agradecem!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]