• Carregando...

Esse blog, como vocês sabem, defende que não existe nenhuma incompatibilidade entre o Cristianismo e a teoria da evolução proposta por Darwin. Inclusive considero a evolução a melhor explicação existente hoje para a diversidade da vida na Terra.

Mas o fato é que nem todo mundo se convence dessa compatibilidade. Por isso é bom que o padre Paulo Ricardo tenha feito um de seus programas na internet apenas sobre esse tema; confiram aí o vídeo, que saiu na segunda-feira e tem pouco mais de 8 minutos:

O padre Paulo Ricardo é tido em ótima conta por muitos católicos (apesar de ser perseguido pelos devotos de são Che Guevara), e por isso espero que o vídeo ajude todo esse pessoal a entender que a teoria da evolução não é nenhuma ameaça à religião, embora não deixe de ser usada como arma pelo ateísmo militante, que pegou gosto por tirar conclusões metafísicas de teorias científicas (o que, aliás, é ressaltado pelo sacerdote no fim do vídeo).

Diante disso, dá até para minimizar a queda que o padre Paulo Ricardo demonstra pelo Design Inteligente. Menos mal que ele ressalte ser essa uma preferência pessoal sua, já que a Igreja não endossa nem o DI, nem a evolução ao afirmar que isso é assunto para os cientistas, não para os teólogos. Mas eu, se pudesse, recomendaria a ele a leitura dos livros de Francis Collins, Karl Giberson e Kenneth Miller, cientistas cristãos bem convictos de sua fé (Miller, inclusive, é católico) e ao mesmo tempo defensores da evolução.

Aleluia!
A editora portuguesa Gradiva se adiantou aos brasileiros e traduziu o ótimo Galileo goes to jail and other myths on science and religion, de Ronald Numbers. Na terrinha, a obra ganhou o nome de Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião. Agora é esperar que as livrarias daqui resolvam importar o livro, para que mais gente tenha acesso a esse trabalho que considero fundamental no trabalho de desmistificar uma série de alegações que pretende opor a ciência à fé. Ou então que alguma editora brasileira tome vergonha na cara e ofereça uma edição nacional.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

——

Prêmio Top Blog 2012

Setembro é o último mês de votação da primeira fase do Top Blog, e você pode votar no Tubo de Ensaio clicando aqui ou no selo ao lado; em 2010 e 2011, vencemos na categoria “religião / blogs profissionais / voto popular”, e contamos de novo com o apoio dos leitores para chegar ao tricampeonato. A novidade é que, neste ano, temos outros blogs da Gazeta do Povo na disputa. Você pode votar em todos eles, confira:

O Blog Animal concorre em “Bichos e animais / blogs profissionais” (vote)

O Diário de Antonio concorre em “Variedades / blogs pessoais” (vote)

O Ir e vir de bike concorre em “Variedades / blogs profissionais” (vote)

O Uma família brasileira na China concorre em “Viagens e Turismo / blogs pessoais” (vote)

O CWB Live concorre em “Música / blogs profissionais” (vote)

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]