• Carregando...
Seminaristas do Seminário São José, em Curitiba: a visão dos candidatos ao sacerdócio sobre temas de ciência e religião é tema de um artigo.
Seminaristas do Seminário São José, em Curitiba: a visão dos candidatos ao sacerdócio sobre temas de ciência e religião é tema de um artigo.| Foto:

Seminaristas do Seminário São José, em Curitiba: a visão dos candidatos ao sacerdócio sobre temas de ciência e religião é tema de um artigo. (Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo)

 

(Imagem: Reprodução)

Demorou um pouco, mas saiu o número 2 da revista on-line Quaerentibus, um projeto conjunto do Centro de Estudios em Ciencia y Religión da Universidade de Puebla (México) e da fundação Dialogo entre Ciencia y Religión da Universidade de La Plata (Argentina). Entre os diversos artigos publicados nesta edição, está uma colaboração deste blogueiro: uma sondagem com seminaristas de vários estados brasileiros, para saber o que eles conhecem e pensam sobre temas de ciência e religião, desde uma perspectiva mais ampla até temas específicos, como evolução e bioética. As respostas foram coletadas em 2011, e uma seleção dos resultados foi apresentada no VI Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião, em outubro de 2011, na Cidade do México. Depois, foi só preparar o artigo completo, com todos os resultados, e submetê-lo a publicação. Felizmente, os editores e revisores gostaram bastante do trabalho. O blog segue em obras, e o ritmo dos posts continua reduzido, mas mesmo assim vamos conversar aqui no Tubo sobre alguns dos números que emergiram da sondagem. Enquanto isso, clique aqui para baixar o PDF da Quaerentibus 2.

Atualização dos trabalhos no site

Os posts todos desde janeiro de 2013 já estão classificados em categorias (que vocês já podem ver, ficam ali logo abaixo do banner laranja) e com tags (que ainda são invisíveis).

Os comentários feitos no blog até a mudança para WordPress continuam indisponíveis, mas vocês podem comentar normalmente no Tubo, incluindo os posts antigos.

Já reparei que existem algumas diferenças de visualização do blog de acordo com o navegador que vocês usam. Experimentem, por exemplo, abrir o post Não alimente o troll no Internet Explorer e no Google Chrome ou no Firefox, e vocês verão que no IE o texto não corre ao lado da foto como deveria. No Chrome e no Firefox, já fica melhor, embora o correto seria ter a legenda abaixo da foto, e não do lado dela. Agora, façam a mesma experiência com o post A ciência e os papas do terceiro milênio; reparem na foto de Bento XVI e Francisco, e na foto da cúpula da Basílica de São Pedro. No Chrome e no Firefox o começo do parágrafo corre para o lado direito da foto (isso acontece com parágrafos iniciados em “E”, “A”, “De”, palavrinhas curtas). No IE esse problema não acontece. Todos esses pequenos bugs devem ser resolvidos assim que todos os blogs da Gazeta tiverem sido migrados para o WordPress, e isso deve ocorrer ainda essa semana.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]