• Carregando...

你们好,

Ni men hao,

Dando continuidade ao post “Gazeta do Povo na China”, na semana passada a Nora me telefonou dizendo que nós havíamos ficado entre as dez famílias mais bonitas da China. Uau! De quinze, eles selecionaram dez! Que honra!

Mas isso não era tudo. Eu deveria participar de uma entrevista com o pessoal do Governo na sexta pela manhã e ela, infelizmente, não poderia ir comigo. A roubada do ano!

Obviamente que minha curiosidade inata não me permitiria negar o convite então, pedi uma tradutora e fui encarar a entrevista com unhas e dentes. Só que, como já era de se esperar, o evento não era exatamente uma entrevista, mas uma cerimônia em praça pública, com direito a palco e plateia. E eu lá, imaginando um plano de como fugir sem ser capturada pelo pessoal do Governo.

No entanto, o que tinha para ser a grande roubada do ano, foi a grande descoberta do ano! Olhem só que interessante.

A cerimônia começou com a apresentação dos ganhadores que subiram ao palco para a foto oficial e a tal entrevista. Eu e mais um casal fomos entrevistados: _ “Você gosta daqui; por que escreve seu blog; como se diz “oi” em português” e só. Eu caprichei no mandarim e fiz meu número direitinho.

 

Eu e os outros candidatos

Eu e os outros candidatos

 

Arranhando o mandarim durante a entrevista

Arranhando o mandarim durante a entrevista

Em seguida, um grupo de senhores e senhoras de mais de 60 anos subiram ao palco para apresentar um número de dança que estava muito bem ensaiado. Agora entendo por que há tantos velhinhos nos parques aprendendo a dançar. Não é só por prazer, mas também em alguns casos para efetivamente se apresentar em eventos organizados pelo Governo.

 

Grupo da terceira idade

Grupo da terceira idade

Dando sequência à cerimônia, um membro do governo subiu ao palco para fazer o discurso oficial. A tradutora estava meio sem graça por eu ter que aguentar todo aquele blá, blá, blá em chinês, mas eu estava muito curiosa para saber o que ele tanto dizia. E sabem o que era?

Ele falou sobre a importância de se constituir uma família; da responsabilidade social que isso implica e em como devemos lutar pela felicidade de nossos familiares, cuidar da saúde, não jogar e não beber. Além disso, e talvez principalmente, que as pessoas que trabalham para o Governo (que, na China, é grande parte da população) não deviam usar o dinheiro público em benefício próprio nem serem corruptos.

Depois que ele terminou o discurso que não passou de dez minutos, um grupo de teatro muito divertido se apresentou no palco. E sabem do que se tratava a peça? De um funcionário do governo que tinha um carro oficial, mas voltava para casa de transporte público. A esposa, o pai, a mãe e o vizinho ficavam pressionando o rapaz para usar o carro para passear, mas ele não se deixou corromper.

Em seguida, a apresentadora dá uma de Sílvio Santos e faz um quiz com as pessoas da plateia: _ Quem deve cuidar do dinheiro público? O funcionário do governo? A esposa? Os filhos? Os pais? Todo mundo?”. As respostas estão nos papéis distribuídos antes do evento e os acertadores ganham prêmios.

 

grupo de teatro

grupo de teatro

 

Material distribuído à plateia

Material distribuído à plateia

A cerimônia termina com mais um discurso de um dos casais ganhadores (que são policiais – olha que coincidência!) e com uma cantora de música tradicional chinesa.

Leitores, vocês entenderam o que eu entendi?

O concurso A Família Mais Bonita da China é uma grande estratégia de marketing para o Governo educar o povo em relação a valores sociais. A gringa, no caso eu, sou apenas mais um chamariz para reunir o maior número de pessoas em praça pública. Este concurso começa elegendo a família mais bonita do bairro, depois a da província até chegar à China inteira. Sacaram o trabalho de formiguinha, doutrinando do micro ao macro cosmos?

E quem, no Brasil, faz este trabalho de educar o povo com relação a valores básicos como não jogar e não beber? A igreja. Mas será que está certo “terceirizar” a educação do povo usando um suposto deus como juiz do que está certo ou errado? (Eu acredito em Deus, leitores).

Enfim, sei que fui usada pelo Governo como atração especial para o evento deles, mas não fiquei nem um pouco chateada. E sabem por quê? Por que eles deram a mim e às outras 9 famílias 1.000 rmb (350 reais!), um diploma de participação e um livro sobre educação familiar (infelizmente, escrito em mandarim).

Certificao de Participacao

Certificao de Participacao

Para quem tiver curiosidade, fiz um filminho editado dos melhores momentos deste evento. E tomara que me chamem para as próximas etapas para eu continuar tendo a oportunidade de ver uma China que quase nenhum expatriado conhece.

christianedumont@hotmail.com

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]