• Carregando...
Feliz Dragon Boat Festival
Feliz Dragon Boat Festival| Foto:

你们好,

Ni men hao,

Sábado, dia 20 de junho, a China celebrará o feriado do Dragon Boat Festival. Na realidade, o feriado cai no quinto dia, do quinto mês do calendário lunar, ou seja, a gente vai vivendo nossa vidinha tranquilamente até que alguém avisa “o dragon boat tá chegando”.

Muitos acreditam que o Dragon Boat Festival se originou na China antiga, com base no suicídio do poeta e estadista do reino Chu, em 278 AC. Qu Yuan se jogou no rio com 61 anos de idade. O povo de Chu tentou salvá-lo procurando-o desesperadamente em seus barcos, mas não conseguiram. Todos os anos, a Dragon Boat Festival é celebrado para comemorar essa tentativa de resgate de Qu Yuan.

As duas principais tradições e simbolismos desta data são uma corrida de barco, que acontecem em locais variados, e comer zong zi. Zong zi se parece com uma pamonha, só que é feito de arroz envolto em folha de bambu. Dizem que o povo de Chu jogava zong zi ao mar para evitar que os peixinhos comessem o corpo de Qu Yuan.

 

Tradicional corrida de barcos em Hong Kong

Tradicional corrida de barcos em Hong Kong

http://www.travelblat.com/

E como nós expatriados vivenciamos esta data do calendário chinês?

Como o feriado cai num sábado, segunda-feira não haverá trabalho, pelo menos para o Luiz na IBM. As crianças já estarão de férias, então para elas não acontecerá nada de especial. Um desperdício de feriado, segundo o Dudu.

A IBM dá de presente para seus funcionários uma caixa cheia de zong zi, 6 ovos de pato e 6 kiwis. Luiz, só de sacanagem, fez um pratinho para as crianças e disse que esse seria o almoço de domingo. Reclamação geral!

Os ovos de pato são tidos na China como poderoso remédio contra tosse, dor de garganta e dente e, segunda a medicina chinesa, devem ser comidos no verão.

O kiwi, apesar de quase ninguém saber, é uma fruta típica da China.

Ovo de pato, kiwui e zong zi para celebrar o Dragon Boat Festival

Ovo de pato, kiwui e zong zi para celebrar o Dragon Boat Festival

Este ano, no entanto, meu Dragon Boat foi muito especial. A Nora convidou um grupo de expatriados para um evento comunitário, no qual as chinesas do Lady’ School nos ensinaram a fazer zong zi. Esses eventos são muito legais pela troca cultural entre países do mundo inteiro tendo a China como anfitriã. Olhem só:

 

Para fazer zong zi você precisará de:

 

Depois é só fazer uma cestinha de bambu, colocar o arroz e a carne de porco lá dentro, dobrar, fechar e amarrar bem amarradinho. Super simples para pessoas normais. Eu juro que tive a maior boa vontade e tentei fazer um lindo zong zi, mas só consegui fazer meio. Tive que pedir a uma das chinesas da Lady’ School para terminar para mim. Mas essa deficiência para trabalhos manuais é um probleminha particular meu. Minhas amigas Valéria, Dora e Marília fizeram vários zong zi perfeitos!

 

 Brasil!!!!


Brasil!!!!

O vídeo abaixo foi uma tentativa minha de gravar o processo do início ao fim. Só que os chineses possuem muito de brasileiro e tudo é meio zoneado, sem muita ordem ou lógica. Portanto, infelizmente só vai dar para ver a primeira parte do preparo.

No final do evento, como era de se esperar, sentamos para comer os zong zi que eles gentilmente preparam previamente para a gente. O gosto é bastante suave e com mel fica uma delícia!

 

Provando o zongzi

Provando o zongzi

Já que estamos no mês das festas juninas no Brasil, que tal fazer uns zong zi no lugar da pamonha? Segundo os chineses, vocês terão sorte o resto do ano!

Feliz Dragon Boat Festival

Feliz Dragon Boat Festival

 

christianedumont@hotmail.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]