• Carregando...
Foto: Carlos Felipe Urquizar Rojas/Arquivo pessoal
Foto: Carlos Felipe Urquizar Rojas/Arquivo pessoal| Foto:

Em junho saiu um livro que me deixou muito animada com novas práticas na cozinha doméstica, tipo usar uma lava-louça para cozinhar em baixa temperatura. É o “Cozinhando sem desperdício” da italiana Lisa Casali e falo sobre ele nesta resenha – mas não da parte da lava-louça. A autora escreveu um livro só sobre isso e ainda não foi publicado no Brasil.

Nenhum gringo precisa mostrar pra gente o quão importante e fácil é usar ingredientes orgânicos integralmente. Há um mês entrevistei a arretada da Regina Tchelly e quem ficou boquiaberto com a paraibana foi ninguém menos que o também italiano Carlos Petrelli, do movimento Slow Food. Itália e Brasil tem uma história, né? Ou sou eu que esbarro nelas?

Do “Cozinhando sem desperdício” eu adaptei uma receita até agora, o “Cupcake de casca de maçã”, usando bananas orgânicas integralmente e tornando o bolo vegano. A ideia de picar a casca de banana bem fininha veio da Regina Tchelly, que nos ensinou a fazer um brigadeiro com ela. Na receita original da Lisa Casali não vai fruta na massa. Eu optei por colocar as bananas porque não tinha casca sobrando e porque ela faz as vezes de ovo para dar liga. O bolo fica bem macio e com pedacinhos de banana no meio. Outra coisa: quando faço bolos, sempre coloco um pouco menos de açúcar, então se você preferir, acrescente mais ½ xícara aos ingredientes.

Foto: Carlos Felipe Urquizar Rojas/Arquivo pessoal

Foto: Carlos Felipe Urquizar Rojas/Arquivo pessoal

 

Ingredientes

Casca de quatro bananas higienizadas e picadas em quadrados bem miúdos

4 bananas em rodelas

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

1 colher de sopa de fermento em pó

De ⅓ a ½ xícara de leite vegetal (para dar o ponto da massa)

1 colher de sopa de gordura de coco

 

Modo de preparo

Em uma panela coloque um fundo de água, as cascas e ⅓ do açúcar. Leve ao fogo para caramelizar. Reserve.

Em uma tigela, junte todos os ingredientes, exceto o leite. Misture bem e acrescente aos poucos o leite, mexendo até obter uma mistura cremosa e não muito pesada. Coloque na forma que você preferir. Eu fiz em forminhas de silicone. Preencha as forminhas até quase a borda (a massa vai crescer e não pode transbordar) e coloque uma colher de sopa das cascas caramelizadas por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus C por vinte minutos ou até a massa estar bem douradinha.

PS: mantenha esse bolo na geladeira a partir do segundo dia para que a massa úmida não corra o risco de embolorar ou ficar azeda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]