• Carregando...
Tentei deixar o mingau de aveia mais interessante: pecã e maçã. Foto: Apneia Filmes.
Tentei deixar o mingau de aveia mais interessante: pecã e maçã. Foto: Apneia Filmes.| Foto:
Maçã com pimenta-do-reino, canela e uma pitada de sal. Foto: Apneia Filmes.

Maçã com pimenta-do-reino, canela e uma pitada de sal. Foto: Apneia Filmes.

Não sou muito de comer mingau. Meu café da manhã geralmente tem granola com frutas ou pão caseiro com homus, abacate ou outra pasta salgada. Mas com esse friozinho eu preciso aumentar meu repertório de pratos quentes para o desjejum e, além das frutas assadas, não lembro de ter feito muita coisa.

Na minha última consulta à nutricionista ela sugeriu que eu começasse a comer mais pratos aquecidos de manhã por causa do meu dosha (google aí: ayurveda), e eis que me vi colocando flocos de aveia com água no fogo. Nunca tinha feito isso. Nunca vi graça em mingau. Mas precisava de algo mais “fácil” de comer essa semana depois de um dia meio adoentada.

[Curta o Verdura sem Frescura no Facebook!]

Pecã quebrada na hora tem outro sabor. Foto: Apneia Filmes.

Pecã quebrada na hora tem outro sabor. Foto: Apneia Filmes.

Para ficar com menos gosto (e cara) de papinha de neném, fiz uma versão que divido com vocês: maçã e pecã, que ficam deliciosas juntas em qualquer base. Neste mingau elas estão doces, mas pensei que também rimariam bonito em pratos salgados, como cuscuz, risoto ou em um molho para salada. Ultimamente tenho tentado diminuir a quantidade de lixo produzido, especialmente em embalagens plásticas. Neste café da manhã foram zero sacolinhas: a maçã é da feira orgânica, as pecãs vieram de Blumenau, catadas pelo nosso amigo Matheus, e a aveia, a canela e os grãos de pimenta-do-reino eu compro a granel em lojas de secos e molhados. Dá pra levar os vidrinhos e pesar as especiarias neles.

Tentei deixar o mingau de aveia mais interessante: pecã e maçã. Foto: Apneia Filmes.

Tentei deixar o mingau de aveia mais interessante: pecã e maçã. Foto: Apneia Filmes.

Mingau de aveia com maçã e pecã
Porção para uma pessoa

Ingredientes
½ xícara de flocos médios de aveia
Água filtrada até tapar o conteúdo da panela
Uma pitada de sal
Tahine a gosto
Melado de cana a gosto
Canela em pó
½ maçã gala fatiada bem fininha
Pecãs a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a aveia com a água, um fio de tahine, uma pitada de sal e com o melado de cana. Uma colher de sopa basta se você não faz questão de muita doçura. Eu coloquei menos porque a maçã fica bem docinha quando aquecida. Não precisa mexer, só cuidar para que não queime.

Enquanto isto, aqueça uma frigideira e coloque as fatias de maçã. Eu tempero com pimenta-do-reino, canela em pó e uma pitada de sal. Depois que dourarem dos dois lados, misture ao mingau e sirva com mais melado e canela em pó e com as nozes pecãs. Uma leitora do blog, a Roberta, indicou colocar noz moscada nas maçãs certa vez. Também deve ficar muito bom!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]