• Carregando...
Finalizar com chocolate é opcional. Foto: Apneia Filmes/Arquivo pessoal
Finalizar com chocolate é opcional. Foto: Apneia Filmes/Arquivo pessoal| Foto:

Essa é a receita de um docinho que preparei no Dia Mundial Vegano na Veg Veg em 2015. Pois é, fez um ano! É uma versão muito parecida do Ferrero Rocher caseiro que postei há alguns anos, vocês lembram?

Docinhos de amendoim podem virar pudim também. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Docinhos de amendoim podem virar pudim também. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Dá pra fazer umas bolinhas e comer como um docinho mesmo, só que fica mais leve (e é mais rápido) que fazer doce de leite e modelar brigadeiro. Também dá para tirar a polpa da receita, deixar esfriar em uma forma bem bonita e servir como pudim ou flan (depende da quantidade de ágar-ágar for na sua massa). Desenforma bem fácil, basta deixar o recipiente úmido antes de colocar a massa.

Bolinhas de massa antes de passar no amendoim torrado. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Bolinhas de massa antes de passar no amendoim torrado. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Você pode comprar amendoim torrado ou torrar em casa, tirando bem a casca para ficar com cor uniforme. O leite eu já ensinei em outras postagens e para fazer o de amendoim não é preciso deixar de molho. Não gosto do sabor do amendoim cru, mas se você prefere, pode usar! Qualquer leite vegetal e polpa pode ser usado nessa receita, o importante é prestar atenção na proporção de líquido e ágar-ágar: se usar muito dessa alga espessante, vai virar um bloco gelatinoso firme, uma textura que eu acho desagradável.

Doce de amendoim

Para fazer esta receita, você precisa fazer leite vegetal caseiro. Aprenda neste link!

Ingredientes
2 + ½ xícara de leite de amendoim
½ xícara de polpa de leite de amendoim (o que sobra no coador quando você bate o amendoim torrado com água para fazer leite)
¼ de xícara de melado
1 + ½ colher de chá de ágar-ágar
¼ de colher de chá de canela em pó
Amendoim torrado e triturado para decorar
Chocolate meio-amargo derretido em banho-maria para decorar

Docinhos de amendoim. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Docinhos de amendoim. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Preparo

Em uma panela, misture o leite, a polpa, o melado e a canela em pó e mexa bem para ficar uniforme. Em fogo baixo, acrescente o ágar-ágar e mexa sempre, até começar a engrossar e ferver. O ágar-ágar precisa de pelo menos dois minutos de fervura para firmar a massa depois de esfriar. Como a gordura das oleaginosas ficam saturadas com aquecimento, essa não é uma sobremesa pra todas as horas. 🙂

Finalizar com chocolate é opcional. Foto: Apneia Filmes/Arquivo pessoal

Finalizar com chocolate é opcional. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Quando tiver fervido de dois a três minutos, coloque em uma travessa úmida e deixe esfriar em temperatura ambiente. Com o auxílio de uma colher, raspe a massa depois de fria e modele bolinhas. Passe no amendoim triturado para decorar ou em confeitos de sua preferência. Finalize com chocolate meio-amargo derretido em banho-maria. Também pode ser colocado em recipientes pequeninhos de silicone e serem desenformados depois de frios para serem servidos como um flan.

Docinhos de leite de amendoim com ágar-ágar e cobertos de chocolate meio-amargo. Foto: Apneia Filmes/Arquivo pessoal

Docinhos de leite de amendoim com ágar-ágar e cobertos de chocolate meio-amargo. Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Dicas:

– 2 xícaras de amendoim torrado viram ½ xícara de polpa. Você faz dois litros ou mais de leite de amendoim, usa parte do leite para o doce e acaba com a polpa!

– Você pode substituir o leite vegetal por qualquer outro leite de sua preferência. Imagine de coco, que delícia!

– Cuidado com a quantidade de ágar-ágar na receita: é melhor colocar menos do que mais. Não compre a granel: nem sempre ele está fresco e dá o mesmo resultado que o de pacotinho.

– Caso você coloque ágar-ágar demais, pique a massa fria em pedaços bem pequenos e “derreta-os” em fogo baixo com mais leite. Quando ficar homogêneo, desligue o fogo e deixe esfriar novamente.

– Eu uso o melado do Slow Food, à venda no Coletivo Alimentar, que é bem líquido e saboroso, tem doçura e um pouco de acidez. Se for do convencional, pode colocar um pouco menos que ¼ de xícara porque geralmente são mais doces.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]