• Carregando...
Um livro para cozinheiros de primeira viagem
| Foto:

Livro Meu Primeiro Jantar Vegetariano

Passei na Feira Literária Sesc na quinta-feira e me deparei com o “Meu primeiro jantar vegetariano” na promoção. A ideia é dar de presente e achei que valia a pena ficar com ele mais uns dias para separar algumas receitas para testar. Agora já considero ter uma cópia na minha estante. Aos motivos:

Não sei vocês, mas eu não compro um livro pela capa, compro pelo projeto gráfico, fotos e conteúdo, claro. Este tem os três e é ideal para quem decidiu ser vegetariano e está morrendo de medo de cozinhar algo diferente do que já aprendeu. Isso é papo para outro post, mas trocar carne por soja não é exatamente a melhor saída para toda refeição vegetariana.

Boa notícia pra quem segue uma dieta estritamente plant based: tem opções veganas. Contei 35 totalmente veganas e mais de uma dúzia facilmente adaptáveis, como usar melado de cana no lugar de mel e leites vegetais no lugar de leite de vaca. Os de coco e castanha-do-pará são bem gordurosos e fazem uma ótima substituição do leite desnatado. Mas isso também é papo pra outro post. 😉

Quando avalio livros de receita para ver quais valem a pena ficar na minha estante, gosto de ver todo o material que está nele além das receitas. “Meu primeiro jantar vegetariano” apresenta uma lista de ingredientes que não podem faltar em uma despensa vegetariana, uma tabela com frutas e verduras da estação, um glossário detalhadíssimo, traz sugestões de cardápios e uma tabela simples de equivalência para ajuda. Um exemplo: 170 g de carne vermelha tem 47 g de proteína, o mesmo que 200 g de amendoim. Tem também passo a passo de como fazer leite de nozes, iogurte, queijo Labna, tofu, como germinar sementes… e por aí vai.

O melhor é que todas as receitas levam ingredientes frescos, facilmente encontrados em uma verdureira ou feiras de rua e dos produtos industrializados, a maioria deles a gente sempre tem em casa, como queijos, vinagres (há inúmeras opções no mercado, veja aqui), sementes e frutas desidratadas. Só não dá pra ter preguiça!

 

***

Serviço

Meu primeiro jantar vegetariano: 141 receitas para se tornar um vegetariano feliz, por Alice Hart e fotografias de Lisa Linder (2012, Editora Senac São Paulo e Editora Boccato). 256 páginas. Nas livrarias Cultura, Curitiba, Saraiva e Livraria da Vila por R$ 89,90 e na Fnac por R$ 67,40.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]