• Carregando...
Esses dois aí vão mostrar como os "porcadeiros" faziam churrasco. Vamos prestigiar? É neste sábado, no restaurante Girassol
Esses dois aí vão mostrar como os "porcadeiros" faziam churrasco. Vamos prestigiar? É neste sábado, no restaurante Girassol| Foto:

O caminho dos porcadeiros passa por Palmeira neste sábado. E antes de explicar isso, falo da Rosane Radecki, que foi uma das primeiras pessoas a acreditar nos objetivos do projeto Gastronomia Paraná e arregaçar as mangas para trabalhar. Ninguém segura essa mulher, que sorte a nossa. Precisamos de mais pessoas assim.

Além de ressuscitar o “pão no bafo”, elevado agora a categoria máxima de prato típico de Palmeira, tirou o “carneiro do buraco” e colocou-o no Prato da Boa Lembrança de 2017, que você pode experimentar no seu restaurante, o Girassol, na BR 277.

O carneiro no buraco é o prato típico de Campo Mourão e foi a escolha da chef Rosane Radecki para o Prato da Boa Lembrança de 2017

Agora ela vai reviver uma das tradições mais importantes no nosso Estado a dos “porcadeiros”, os chamados grupos de tropeiros que levavam porcos, claro, para outros estados.

E lá vem o nosso porco moura, raça autóctone, primo do ibérico “pata negra”, que está recebendo muito carinho e atenção de produtores e cozinheiros. É mais da nossa história que precisamos promover, pois resgatar nossas raízes é o que queremos.

Esses dois aí da foto vão explicar como os “porcadeiros”faziam churrasco. Vamos prestigiar? É neste sábado, no restaurante Girassol

Anacreon, meu colega de blogosfera aqui ao lado, já divulgou o evento, mas não custa reforçar. No próximo sábado (4/9), Rosane promove o “porcadeiros, churrasco de porco moura no fogo de chão”, ao lado do chef gaúcho Rodrigo Bellora, do restaurante  Valle Rústico, um bravo guerreiro lá daquelas terras, que resgata as tradições do Sul.

Pesquisadores e chefs de Curitiba também estarão lá ajudando a preparar o almoço no quintal do Girassol. Por isso, reforço o convite, não dá para perder.

O professor Arnoldo Monteiro Bach também estará lá com seus livros e histórias. O professor Marson Bruck Warpechowski, um dos responsáveis pelo projeto de resgate do porco moura, também participará. Mais surpresas com o “famoso padeiro de Witmarsun” Renê Seifert Júnior, e as chefs Manu Buffara e Eva dos Santos, e a mestre queijeira Flávia Rogoski. As cervejarias Nat Bier e Usina Malte estarão presentes mais uma vez. R$ 50,00 por pessoa, sem bebidas.

Restaurante Girassol

Rodovia BR-277, Km 168,4 – Palmeira

Fone: (42) 3252-1778

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]