Experiência

Eca ou delícia?

Pastel de açaí com granola? Provamos o novo sabor que promete causar polêmica

Iguaria começa a ser vendida nesta quinta-feira (31) em 7 estados do país

por Guilherme Grandi Publicado em 30/01/2019 às 15h
Compartilhe

Um curioso pastel com recheio de açaí, granola e banana começa a ser vendido a partir desta quinta-feira (31) em 35 pastelarias do país. Preparado tal qual um pastel comum, a iguaria promete provocar polêmica entre os adeptos da culinária saudável. E já é esperado pela marca.

Pastel de açaí

O pastel de açaí será vendido em edição limitada até o final de março. Foto: divulgação.

O inusitado pastel foi criado pela rede curitibana 10 Pastéis para conquistar os paladares também de quem não costuma se render às frituras. A analista de marketing da marca, Mariana Mitsui, reconhece que misturar algo considerado extremamente saudável com o petisco pode fazer muita gente torcer o nariz em um primeiro momento. Mas, ela garante que a união do pastel com o açaí dá certo.

“As pessoas muitas vezes imaginam o pastel como algo calórico, mas a gente quer mostrar que ele pode ser mais saudável”, conta. Cada pastel de açaí tem 317 calorias, enquanto que o de chocolate – o mais tradicional entre os doces – tem 365 kcal.

A reportagem do Bom Gourmet experimentou o inusitado pastel de açaí antes do lançamento. O sabor do recheio é semelhante ao de uma porção vendida nas barracas de comida saudável, mas em um preparo que o deixa aquecido – normalmente o açaí é gelado, com uma textura mais cremosa. O sabor dividiu as opiniões. Quem já gosta de pastel doce, adorou, mas também teve gente aqui na Redação que achou estranha a combinação.

>> Leia também: Veja 5 dicas para fazer um pastel sequinho e crocante

Cada pastel tem 20 cm e é recheado com 30 g de açaí, 30 g de granola e 25 g de banana, preparado da mesma forma que os salgados. Depois de fechado e selado, vai para o óleo quente por alguns minutos até ficar dourado e crocante.

Também é possível prepará-lo na chapa, que o deixa com 43% menos gordura. Neste caso, a massa fica mais leve e com um sabor um pouco menos intenso, porém mais saudável.

Pastel de açaí

São duas versões vendidas: tostado na chapa ou frito. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.

“O açaí mais natural com a granola e a banana deixa o pastel doce mais equilibrado, com mais nutrientes e mais fibras do que os outros disponíveis no cardápio”, explica a nutricionista Larissa Miura, da própria rede.

>> Leia também: Saiba como usar cerveja preta para fazer pão e pastel doce

O pastel de açaí será vendido até o final de março a R$ 8 nas lojas do 10 Pastéis em sete estados. Dependendo da receptividade do público, a rede pode mantê-lo por mais tempo no cardápio.

Compartilhe

8 recomendações para você