Receitas & Pratos

Prêmio Bom Gourmet

Roteiro: confira os 23 melhores pratos de Curitiba

De entrada a prato principal, passando por café e sobremesas, veja quais são os vencedores do último Prêmio Bom Gourmet e faça seu roteiro

por Bom Gourmet Publicado em 25/04/2017 às 13h
Compartilhe

O último Prêmio Bom Gourmet, realizado em setembro de 2016, elegeu os melhores pratos de Curitiba. Divididos em 23 categorias, de entrada a sobremesa, eles representam o que há de melhor na gastronomia da capital paranaense. Leia tudo sobre o Prêmio Bom Gourmet.

 

Veja os melhores pratos de Curitiba

Melhor carne

FRALDINHA NA PARRILLAChurrascaria Badida

Gerson Lima

Gerson Lima

A Fraldinha na parrilla é o carro-chefe da casa. Proveniente da raça Black Angus, como todos os cortes da churrascaria, a fraldinha é temperada apenas com sal grosso para destacar o sabor e qualidade da carne. Para alcançar o ponto ideal, a porção de 800 gramas leva aproximadamente 10 minutos na parrilha, que é levada ao fogo somente após o pedido do cliente. Serve duas pessoas.

Av. Sete de Setembro, 6045, Seminário – (41) 3243-0473. Confira o serviço completo.

***

Melhor cordeiro

STINCO DE CORDEIRO COM POLENTA CREMOSA– La Varenne

Divulgação

Divulgação

Especialidade que tem uma forma muito peculiar de preparo, o stinco de cordeiro do La Varenne Gastronomia é marinado por 24 horas em uma mistura de temperos exclusiva da casa. Por ser uma carne com osso e mais tenra, o tempo de preparo é maior que os outros cortes de cordeiro, o que evidencia o sabor do molho. O acompanhamento é a polenta cremosa italiana, que leva açafrão, parmesão e caldo de frango.

Av. do Batel, 1.868, Pátio Batel, Piso L4 – (41) 3044-6600. Confira o serviço completo.

***

Melhor couvert

Barolo Trattoria

Hugo Harada

Hugo Harada

O vinho Pio Cesare Barolo, feito com a uva nebbiolo, de Piemonte, é inspiração para o nome do restaurante tradicional em Curitiba. O couvert, que faz as honras da refeição, revela o que vem depois. São pães italianos gratinados, cobertos com molho de tomate, queijo e orégano. Acompanha patê de berinjela e calabresa.

Av. Silva Jardim, 2.487, Água Verde – (41) 3243-3430 Confira o serviço completo.

***

Melhor drink

BOTANIC — Officina Restô Bar

Divulgação

Divulgação

O drink é uma criação do head bartender Diego Bastos para a edição 2015 do Diageo Cocktail Journey com o tema Botanic Drinks. O coquetel tem base em duas vodcas, sendo uma natural e uma citron, licor cherry brandy, infusão de hibisco, xarope de açúcar, suco de limão e no topo espuma de capim limão. O paladar é bastante acentuado em notas florais e ácidas.

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.154, Centro – (41) 3402-0986. Confira o serviço completo.

***

Melhor entrada

BRIOCHE E FOIE GRAS — C La Vie

Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Inaugurado em 2010, o restaurante se caracteriza por um cardápio que inclui influências francesas com um toque brasileiro. A entrada do C La Vie leva escalope de foie gras servido em um brioche amanteigado, com gema caipira e molho demi glace.

Al. Presidente Taunay, 533 – Batel – (41) 3029 9988. Confira o serviço completo.

***

Melhor massa

CONCHIGLIA DI GAMBERI COM MOLHO SAN MARINO — Barolo Trattoria

Guilherme Pupo/Divulgação

Guilherme Pupo/Divulgação

Vencedor do Prêmio Bom Gourmet em 2014 e 2015, a Conchiglia di gamberi com molho San Marino entra na categoria Melhor Massa em 2016 como hors-concours. A receita foi criada pelo proprietário Arnaldo Zanon há mais de dez anos. A massa em formato de concha é recheada com uma pasta de camarão e queijo. Já o molho San Marino é feito a base de queijo, creme e camarões médios.

Av. Silva Jardim, 2.487, Batel – (41) 3243-3430. Confira o serviço completo.

***

Melhor prato oriental

CAMARÕES HOISIN —Lagundri

Divulgação

Divulgação

O Lagundri inaugurou em 2004 com foco na culinária do sudeste asiático, depois de uma longa temporada de viagens pela região e experiências gastronômicas feitas pelo proprietário Marcelo Amaral. O ex-publicitário montou um restaurante em que todo o ambiente lembra a gastronomia que ele valoriza. Os Camarões Hoisin são salteados com shiitake, acelga, castanhas e molho hoisin (tradicional molho chinês adocicado), finalizado com dupla de lagostins empanados e servido junto de arroz jasmine.

Saldanha Marinho, 1.061 , Centro – (41) 3232-7758 Confira o serviço completo.

***

Melhor pão

FILÃO DE TRIGO PARANAENSE– La Panoteca e Panfolia, Slow Bakery

Divulgação

Divulgação

A La Panoteca e Panfolia, Slow Bakery fabrica pães portugueses e uruguaios com fermentação natural. Neste ano, passaram a produzir uma linha de pães com trigo paranaense, a Panfolia. O filão de quase dois quilos é fermentado naturalmente para extrair o máximo possível do sabor e aroma do cereal local.

Rua Gastão Câmara, 384, Bigorrilho – (41) 3339-8405. Confira o serviço completo.

***

Melhor peixe/frutos do mar

POLVO GRELHADO COM COUSCOUS MARROQUINO —Nomade

Divulgação

Divulgação

O polvo é um dos pratos mais pedidos do Nomade, restaurante comandado pelo Chef 5 Estrelas dessa edição, Lênin Palhano. Acompanha couscous marroquino hidratado com caldo de legumes, açafrão, algas e vegetais.

Rua Gutemberg, 168, Batel – (41) 3087-9510 – Hotel Nomaa. Confira o serviço completo.

***

Melhor petisco

MIGNON SHIITAKE E GENGIBRE —Don Max

Beto Eterovick/Divulgação

Beto Eterovick/Divulgação

Aberto há 20 anos, o Don Max é um dos lugares clássicos da cidade que se destaca pela comida e cachaças artesanais. O petisco eleito é composto por fatias de mignon guarnecidos de shiitake e gengibre refogados. Acompanha pão.

Rua Tenente Max Wolf Filho, 37, Água Verde – (41) 3343-7989. Confira o serviço completo.

***

Melhor pizza

ALMAFITANA — Avenida Paulista Pizzeria

Divulgação

Pedro Nossol/Divulgação

Essa pizza é montada sobre a massa fina especial da casa, com bordas crocantes. Leva uma porção de molho de tomates pelati, berinjelas laminadas e marinadas ao alecrim, muçarela burrata fiori di late, prosciutto parma e basílico. O Avenida Paulista oferece mais de 30 pizzas paulistas assadas no forno a lenha.

Rua Emiliano Perneta, 680, Centro – (41) 3322-4508. Confira o serviço completo.

***

Melhor prato principal

PALETA DE CORDEIRO COM PINOLI – Barolo Trattoria

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Tenra, suculenta e saborosa são boas descrições para esta paleta, que já concorreu ao Prêmio em 2012. A carne vem do Uruguai em peças com 950 g a 1,2k g, muito macias e com pouca gordura. Depois, são maceradas por oito horas em vinho branco, sálvia, cebola, alho, sal, pimenta e chimichurri. “Temperamos hoje para assar amanhã”, diz o chef Adilson Zanon. São necessárias em torno de cinco horas de forno, a 150 graus, para transformar esta paleta em um dos pratos mais pedidos da trattoria – saem uma média de cem por semana. A iguaria é guarnecida de spaghetti na manteiga aromatizada com sálvia e pinoli, para dar crocância. “Servimos este prato há seis anos, mas há cerca de dois começou a sair mais. Parece que os curitibanos passaram a apreciar mais a carne de cordeiro, que tem um gosto forte e marcante”, diz.

Av. Silva Jardim, 2.487, Batel – (41) 3243-3430. Confira o serviço completo da unidade do Batel e do Park ShoppingBarigüi.

***

Melhor prato vegetariano

TORTEI DE BERINJELA AO PESTO — Originale Cucina e Pizzeria

Hugo Harada/Gazeta do Povo

Hugo Harada/Gazeta do Povo.

A cantina italiana tem diversas opções de pizzas, carnes, massas artesanais e pratos veganos. O tortei é feito com massa caseira vegana recheada com berinjela condimentada coberta por pesto de manjericão e nozes.

Avenida Munhoz da Rocha, 665, Cabral – (41) 3019-0909. Confira o serviço completo.

***

Melhor sanduíche

GOURMAND 33 — Guiolla Hamburgueria Gourmet

Vírgula Marketing/Divulgação

Vírgula Marketing/Divulgação

O sanduíche é produzido diariamente de forma artesanal em um processo exclusivo. É feito com carne de costela bovina, sal e pimenta moídos na hora. É assado na grelha em fogo forte e servido em pão crocante com maionese caseira, queijo muçarela, tomates frescos e cebola roxa. Acompanha batata frita.

R. Teixeira Coelho, 430, Batel – (41) 3026-5891. Confira o serviço completo.

***

Melhor sobremesa

PETIT GÂTEAU DE DOCE DE LEITE —La Varenne Gastronomia

Vanessa Kosop/Divulgação

Vanessa Kosop/Divulgação

A sobremesa mais pedida no La Varenne é feita com um delicado financier (bolinho de receita tipicamente francesa, cujo principal ingrediente é a farinha de amêndoas). Servido quente, faz com que o doce de leite argentino escorra após a primeira garfada. O petit gâteau é servido com sorvete de pistache. O contraste do quente com o gelado harmoniza a combinação. Um tuile de açúcar decora o prato.

Avenida do Batel, 1.868, Piso L4 (Shopping Pátio Batel), Batel – (41) 3044-6600. Confira o serviço completo.

***

Melhor café

MOCCHA — Santo Grão

Tatewaki Nio/Divulgação

Tatewaki Nio/Divulgação

O Santo Grão existe desde 2003 com um conceito de ambiente agradável e café de qualidade. Instalado dentro da Livraria da Vila, tem no cardápio drinks e gastronomia com inspiração contemporânea. O “Moccha” do Santo Grão é feito com ganache de chocolate, leite cremoso e uma dose de espresso.

Shopping Pátio Batel, loja 314, Avenida do Batel, 1868 (dentro da Livraria da Vila)– (41) – 3020-3438. Confira o serviço completo.

***

Melhor chocolate

PALET DE GIANDUIA — Cuore di Cacao

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

O palet de gianduia é um clássico da Cuore di Cacao e está na linha da loja há 12 anos. O palet é recheado com uma ganache cremosa de gianduia e revestido com uma fina cobertura de chocolate belga ao leite. A gianduia é uma pasta que contém 70% de chocolate misturado a outros 30% de pasta de avelã.

Rua Fernando Simas, 347, Mercês – (41) 3014-4010. Confira o serviço completo.

***

Melhor sorvete

TORTA BELGA —Freddo Gelateria

Divulgação

Divulgação

Inaugurada em 2002, a gelateria trouxe para a cidade o gelato italiano feito com ingredientes naturais. O Torta Belga, que conquista o título pela segunda vez, é um sorvete de fior di latte (nata), mesclado com doce de leite mineiro e castanhas do Pará laminadas.

Loja Batel, Avenida 7 de setembro, 5713, Batel – (41) 3077-1888. Loja Cabral, Av. Munhoz da Rocha, 530, Cabral – (41) 9977-2915. Confira o serviço completo de cada unidade: Crystal, Curitiba, Cabral, Sete de Setembro, Mueller, PalladiumBarigui, Pátio Batel e Praça da Espanha.

***

Melhor carne de onça

BARBARAN – 17.332 votos

Silmara Pawluzyk/Divulgação

Silmara Pawluzyk/Divulgação

A carne de onça do BarBaran é feita com 200g de patinho moído por três vezes. O tempero leva aceto balsâmico, molho de pimenta suave e sal. A porção acompanha três fatias de broa preta úmida, krin (raíz forte), cebolinha verde, cebola branca, mostarda escura e azeite de oliva extra virgem. O bar funciona na Sociedade Ucraniana desde 2008, com decoração e culinária típica da Ucrânia, além de petiscos essencialmente brasileiros.

Alameda Augusto Stellfeld, 799 – (41) 3322-2912. Confira o serviço completo.

***

Melhor cachorro-quente

SENHOR GARIBALDI – teve 93.407 votos

Rodrigo Foggiatto/Divulgação

Rodrigo Foggiatto/Divulgação

A especialidade vencedora da categoria é o Hot Dog Americano, feito com maionese, salsicha artesanal bovina recheada com queijo, molho barbecue e cebola crocante em pão minibaguete crocante.

Rua Itupava, 1.377 – (41) 3029-8006. Confira o serviço completo.

***

Melhor coxinha

CONFEITARIA HOLANDESA – 15.477 votos

Divulgação

Divulgação

Vencedora da categoria, a coxinha de frango com catupiry é o salgado mais vendido da casa. Produzida há mais de 20 anos, a coxinha é feita com ingredientes selecionados. A receita inclui peito de frango desfiado envolvido em um molho secreto da família. A confeitaria, que já completou mais de meio século em Curitiba, revela que um dos diferenciais está na combinação da massa especial, também uma receita secreta.

Rua Dr. Pedrosa, 366, Centro – (41) 3224 – 1191. Rua Av. Sete de Setembro, 5656, Água Verde – (41) 3082 – 3709. Confira o serviço completo das unidades: Centro e Água Verde.

***

Melhor pastel

PASTELARIA SABORES DA FAMÍLIA- teve 12.744 votos

Divulgação

Divulgação

Indicado pela primeira vez , o pastel de carne Sabor da Família, da pastelaria Sabores da Família, ganhou o título de melhor pastel de Curitiba. A pastelaria é familiar e produz a massa de forma artesanal. No recheio, carne bovina magra moída, queijo muçarela, presunto, tomate, azeitona, orégano e ovo (na chapa ou cozido). O pastel tem 24 cm x 15 cm.

Rua Geraldino Ramiro dos Santos 364, CIC- Conj. Caiuá — (41) 3345-3064. Confira o serviço completo.

***

Melhor pão com bolinho

BARBARAN – teve 18.501 votos

Silmara Pawluzyk/Divulgação

Silmara Pawluzyk/Divulgação

O pão com bolinho mais solicitado pelos clientes do BarBaran e que venceu a categoria é o Pão com Bolinho IV. O pão francês leva bolinho de carne, linguiça defumada (de Prudentópolis), queijo muçarela, pepino azedo, krin (raíz forte) e maionese. O bar funciona na Sociedade Ucraniana desde 2008, com decoração e culinária temática da Ucrânia, além de petiscos essencialmente brasileiros, com toque da Ucrânia.

Alameda Augusto Stellfeld, 799 – (41) 3322-2912. Confira o serviço completo.

Compartilhe

8 recomendações para você