Bebidas

estudo

Uísque fica melhor se tomado com gelo, afirmam cientistas

A Suécia está entre as maiores consumidoras da bebida, o que levou a um estudo realizado pela Universidade Linnaeus

por Bom Gourmet Publicado em 22/08/2017 às 15h
Compartilhe

Cowboy ou on the rocks. O mundo do uísque se divide em dois: entre os puristas que apreciam a bebida pura e os que não dispensam uma pedrinha ou duas de gelo para “amaciar” e refrescar o destilado. Agora na “briga” entrou a ciência. Uma pesquisa publicada  na prestigiosa revista científica Nature demonstrou que o uísque fica melhor se tomado diluído, com água ou gelo.

uísque com gelo

Uísque fica melhor com gelo ou pingo d’água. Foto: Bigstock.

O estudo publicado em 2017 pelos pesquisadores Björn Karlsson e Ran Friedman da Universidade Linnaeus, na Suécia, revelou que a água realça os inconfundíveis sabor e aroma defumados do uísque. Os cientistas examinaram com atenção uma molécula do destilado chamada guaiacol, que é responsável pelo toque defumado da bebida. Por meio de simulações realizadas com o computador, eles descobriram que adicionar água no uísque afeta o comportamento da guaiacol.

Em particular, em concentrações altas de etanol – acima de 59% em volume, ou seja sem adição de água – a molécula guaiacol fica presa entre as moléculas de etanol, aprisionando aroma e sabor defumado. Já em concentrações menores de etanol – em torno de 45%, ou seja com adição de água – o etanol e a guaiacol sobem para a superfície da bebida liberando mais aromas.

A descoberta não significa que a partir de agora você deva aguar seu drink ou adicionar um balde de gelo na bebida, mas que algumas gotas de água ou umas pedrinhas de gelo melhoram a experiência.

LEIA TAMBÉM

Já imaginou um bebedouro de tequila? A José Cuervo fez

Uísque japonês é eleito o melhor do mundo

Agora é oficial: Curitiba é reconhecida como capital da cerveja artesanal

Compartilhe

8 recomendações para você