• Carregando...
A consagração do pato
| Foto:
Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Uma carne não tão conhecida como bovina, suína ou fruto do mar foi o ganhador do Sabor Especial Prato Principal no Prêmio Bom Gourmet 2012. O pato na panela chef Jacquin do C La Vie Brasserie foi o ganhador em uma categoria muito disputada.

A escolha por ele se deu pelos votos da comissão formada pelos integrantes da equipe Bom Gourmet.

Raphael Zanette, um dos proprietários da casa, conta que o pato é uma carne menos conhecida, mas reflete um refinamento no paladar dos curitibanos, que tem mudado ao longo dos últimos anos. “Tivemos um boom de pedidos logo após ganhar o prêmio. Hoje, o prato se estabilizou, mas continua sendo um dos carros-chefe entre as propostas diferentes”, conta.

Ele diz ainda que o curitibano não tem mais tido medo de experimentar. “Antes, 80% dos meus pedidos era de mignon ou peixe. Hoje esse porcentual é muito menor”, conta.

Zanette revela que também aposta em outros dois pratos do C La Vie nesta categoria: a costela de Angus assada com purê de batata e minibrotos de agrião e o pirarucu (um peixe de água doce) com mousseline de mandioquinha, molho de moqueca de siri e farofinha de pistache. “São pratos diferentes. Mas, acredito que temos boas opções em todas as categorias”, diz.

O pato da panela tem um preparo demorado. São 24 horas marinando e mais 1h30 de forno para depois ser finalizado na panela, onde ganha os acompanhamentos dos cogumelos Shitake, Paris e Shimeji, cebola, vinho branco, pimenta, ervas e o caldo da própria ave.

O pato traz ainda com uma guarnição: um purê de batatas finalizado com manteiga, creme de leite e noz-moscada e passado em peneira para afinar a textura. Assim como o preparo e a guarnição continuam os mesmos, o preço não mudou: R$ 59.

* * *

Serviço

C La Vie Especialidade: Cozinha contemporâneaTipo de cozinha: Brasileira, Francesa, Italiana Classificação por preço: $$ Veja mais
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]