Produtos & Ingredientes

Tendência

Além do pão francês

Padarias investem em pães especiais e conquistam um número cada vez maior de apreciadores

por Agência RBS Publicado em 12/09/2014 às 18h
Compartilhe
Não é só de pão francês que vive o mercado de panificação. Foto: SXC.

Não é só de pão francês que vive o mercado de panificação. Foto: SXC.

Se você está acostumado a consumir no café da manhã apenas o pão francês saiba que está meio fora de moda. Em lugar dos pães de farinha branca, considerados de calorias vazias, chegam com força as versões especiais, com grãos, frutas secas e ingredientes gourmet. E mais: de preferência os de fermentação natural, à base de levain, e que incluam farinhas integrais. Os pães artesanais estão em alta em padarias das capitais do Sul do país

O pão de fermentação natural, mais especificamente, faz parte do contexto do alimento artesanal, como analisa o crítico gastronômico e autor do livro Pão Nosso, Luiz Américo Camargo. “Uma parte expressiva do público se interessa por orgânicos, por alimentos de origem, pelo prazer de fazer suas conservas, suas geleias, por vezes até seus embutidos e cervejas. O pão é um dos pilares no novo panorama do artesanal”, diz.

Apesar de mais saudáveis, esses produtos ainda enfrentam algumas barreiras para se tornarem mais populares. E não é só porque custam mais caro. O principal empecilho reside mesmo na área do paladar: são mais firmes, com maior acidez e mais casca. A curiosidade gastronômica é o primeiro passo para desbravar esse mundo infinito de sabores intensos. Outra dica é começar por degustações, como se faz com vinhos, cafés ou cervejas. Só assim será possível escolher o que mais agrada ao seu paladar.

João Lombardo, especialista em pão há 22 anos e proprietário da Lombardo Pães, em Florianópolis, destaca também o crescimento no consumo de pães recheados. “São roscas italianas com linguiça ou antepasto de berinjela e queijo. E tem a tortola, recheada com calabresa fatiada ou com tomates e manjericão. As baguetes folhadas com queijo provolone também fazem sucesso”, garante.

Quem quiser se lançar no mundo dos pães especiais e experimentar delícias pode encontrar muitas novidades em padarias que se especializaram nesse tipo de produto.

Compartilhe

8 recomendações para você