Tem matéria atualizada – leia aqui
***********
Depois de anos sendo uma das estrelas no palco para falar de gastronomia, o premiado Alex Atala (chef do DOM, uma estrela Michelin, e do Dalva e Dito) organiza seu próprio evento. Aos moldes do que outros grandes chefs realizaram, como o MAD Symposium do dinamarquês René Redzepi; o Kitchen Dialogues, de Andoni Aduriz e o Farm of Ideas do dinamarquês Christian Puglisi, Atala realiza um simpósio multidisciplinar.
A primeira edição do “FRUTO – As possibilidades de alimentar o mundo” será realizada nos dias 26 e 27 de janeiro em São Paulo. O evento será transmitido on-line gratuitamente para todo o mundo e terá uma programação com 13 palestras divididas nos temas cultural, biológico e social. Ainda não há informações sobre o valor de inscrição.
Alex Atala durante palestra. Chef passa a organizar seu próprio evento com a realização do FRUTO. Foto: Adriano Bellagente/Divulgação
Estão confirmados nomes como a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, o antropólogo e fundador do Instituto Socioambiental Beto Ricardo, o surfista americano e ativista Jon Rose. O evento será um ponto de partida para a produção de um relatório internacional sobre as possibilidades de produção, acesso e relação com a comida e é realizado pelo Instituto ATA, do chef Alex Atala, em parceria com o chef e produtor cultural Felipe Ribenboim.
Confira os temas das palestras confirmadas e os participantes confirmados:
“Comida é cultura e deve ser visitada e estudada como tal. Ela transforma, expressa e representa tradições e costumes de um povo”
Suzana Herculano-Houzel. Neurocientista brasileira, trabalha as relações cerebrais com a alimentação e falará com enfoque na análise do desenvolvimento do cérebro humano após o uso do fogo para a alimentação.
Beto Ricardo. Sócio-fundador do ISA (Instituto Socioambiental) e do Instituto ATÁ, é antropólogo e pesquisador.
“Desde a semente que nos dá o fruto até os equipamentos que ajudam o ser humano a aprimorar sua relação com a natureza, tudo deve ser discutido e pode ser melhorado.”
Jon Rose. Criador do projeto Waves for Water, que leva acesso à água potável para regiões de difícil acesso ou que passaram por catástrofes naturais.
Celine Cousteau. Neta de Jacques Cousteau, é documentarista, designer e exploradora, além de integrar a agenda do Conselho de Oceanos do Fórum Econômico Mundial.
Paulina Chamorro. Jornalista brasileira premiada, tem produção focada no tema do meio ambiente e é apresentadora do programa de rádio Vozes do Planeta.
“A maior rede social do mundo é o alimento, e sua capacidade de integrar e denotar relações não deve ser subestimada.”
Mark EmmilHermansen. Dinamarquês, é mestre em antropologia social e antropólogo do NordicFoodLab
LEIA TAMBÉM
Jamie Oliver vai abrir restaurante em Curitiba
Vídeo: aprenda a fazer poke de salmão
Após conselho de Jacquin, Alex Atala resolveu virar o melhor chef do mundo
notícias mais comentadas
quem mais comentou