Bebidas

Curitiba

Nova cervejaria no Barigui vende cerveja no cartão pré-pago e serve churrasco texano

Alright Brewing Co. foi inaugurada no começo de setembro e por enquanto produz quatro rótulos

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 04/09/2018 às 16h
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Depois de ser pai e não encontrar um lugar para curtir a família junto com a outra paixão, a cerveja, o mineiro Frederico Luz, juntamente com seu sócio, Igor Martins, conceberam o Alright Brewing Co. O empreendimento é uma cervejaria com bar da fábrica, um amplo jardim e espaço kids ao ar livre inaugurado neste mês, no Orleans, próximo ao Parque Barigui, em Curitiba. “Não conhecíamos um ambiente que propiciasse uma experiência para todos, incluindo as crianças”, comenta Frederico.

O resultado da ideia é um cervejaria com 1500 m² de jardim, com direito à parque de madeira para as crianças. Na parte interna, os pequenos podem se divertir com um grande quadro negro. Para os pais, um bar da fábrica e a presença constante do mestre cervejeiro Marcos Marcelino, que tem seis anos de formação profissional na bagagem.

Por enquanto a cervejaria vai vender quatro rótulos. “Queremos ter um portfólio de pelo menos oito rótulos”, diz Igor. A ideia é oferecer opções para quem já é conhecedor e para quem é iniciante. “Elas vão ter alguma característica acentuada, mas vamos evitar os extremos”, comenta.

A cerveja puro malte extra clara hop lager se origina do estilo cream ale. Frederico explica que nesta cerveja, o processo de dry hopping (basicamente adicionar o lúpulo durante a fermentação ou maturação da bebida) é mais carregado, o que resulta em um aroma mais cítrico. “É a bebida que mais se aproxima das comerciais”, explica.

A dark mild tem alta drinkability com apenas 3,1% de teor alcoólico. “Ela é um pouco diferente e tem notas de nozes, avelãs e leve tostado porque usa malte torrado”, explica. A outra cerveja é uma puro malte extra clara. “É uma apa com amargor mais pronunciado e uma coloração não tão clara. É um único malte e um único lúpulo para que seja possível identificar o sabor de cada um”, diz Frederico. A quarta cerveja é uma weizen para um público mais acostumado às cervejas. “Ela tem um teor alcoólico mais forte, é mais densa e com outros elementos para apreciar”.

Cartão pré-pago e comidas

Para comprar as cervejas, o cliente recebe um cartão pré-pago e vai descontando conforme prova as cervejas. “Ele pode consumir desde 10 ml até um growler”, exemplifica. O valor do litro das cervejas varia de R$ 25 a R$ 30. Também haverá uma “cerveja experiência”, que será ofertada aos sábados e com quantidade limitada de 60 litros. “Vamos variar os estilos, acrescentar ingredientes, mas vamos colher insights dos clientes”, comenta Frederico.

E como nem só de bebida é feita uma experiência completa, a Alright fechou uma parceria com a Gas American BBQ, restaurante especializado em churrasco estilo Texano, que também vai funcionar no local. No cardápio, opções como abobrinha assada na parrilha com molho chimichurri e queijo gratinado (R$ 10), peito bovino defumado por 8 horas com molho à base de cerveja da fábrica (R$ 27), paleta suína defumada por 6 horas com lenhas de árvores frutíferas, pão e coleslaw (salada de repolho com maionese, R$ 18). Para as crianças, o prato infantil é coxa de frango ao molho BBQ, com batatas rústicas (R$ 15).

A cervejaria também irá abrir para eventos. Desde corporativos até um jantar no meio da fábrica.

Serviço

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