• Carregando...

Palco do encontro da civilização europeia com a cultura indígena no século 16, a América Latina abriga uma diversidade de etnias, costumes e culinárias. Apesar das diferenças, à mesa são ingredientes comuns a pimenta, o feijão, o milho e o cacau. Semelhança que pode ser vista, por exemplo, entre a culinária peruana e a cubana, cujas delícias podem ser provadas em restaurantes de Curitiba.

A culinária típica do Peru, recentemente descoberta pela alta gastronomia, é muito rica e elaborada. “Uma mãe peruana costuma passar o dia na cozinha preparando os pratos para a família”, diz o chef César Costamagna, do restaurante Pachamama. Ele explica que as receitas são variadas por conta das influências culturais e do grande número de ingredientes regionais. A costa do país conta com uma abundância de frutos do mar e de peixes, os Andes oferecem várias opções de legumes e a selva amazônica uma farta lista de carnes e vegetais. Somam-se a isso a herança dos incas e outros grupos que dominavam o país antes dos espanhóis, além da influência dos colonizadores e de outros grupos étnicos, como os indígenas amazônicos.

Originária dos Andes, a batata é um elemento indispensável em quase todos os pratos peruanos. O país conta com cerca de 800 espécies do tubérculo. Outro item sempre presente nas receitas é a pimenta. “Ela aparece como tempero ou para comer pura”, diz Costamagna. As carnes de frango, cabrito, vaca e carneiro se juntam à da lhama, do cuy (coelho da Índia) e de vários tipos de aves. O milho também é muito valorizado e utilizado tanto nos pratos salgados quanto nos doces e nas bebidas. O destaque vai para um tipo de milho roxo, quase preto, de sabor bem adocicado. Do vegetal é possível preparar um refresco chamado Chicha Morada – líquido que resulta do cozimento do milho com frutas. A bebida mais conhecida no país é o Pisco, um destilado feito a partir da uva. Para adoçar a boca, os peruanos costumam recorrer a uma receita de pudim que também leva o milho roxo com frutas secas como damasco, uva passa, ameixa preta e canela em pó.

Cozinha cubana

Assim como a peruana, a culinária cubana sofreu influência dos colonizadores espanhóis. Contudo, o costume de preferir um prato único e farto surgiu entre os africanos, levados para as lavouras de cana, nos séculos 17 e 19. “A maioria das receitas leva pimenta, milho e feijão, com destaque para a carne seca e a de porco”, explica Gustavo Griebeler, proprietário do bar e restaurante cubano Guantanamera.

Um dos mais famosos pratos cubanos chama-se Ropa Vieja, mistura de quatro tipos de feijão com ervas e carne seca que se assemelha a uma paella espanhola. Outra receita característica do país – Mouros e Cristianos – leva carne de porco com bacon, feijão bem preto e arroz cozido no caldo desse feijão. Nas sobremesas o ingrediente mais utilizado e também abundante no Caribe é a banana. No Guantanamera, a fruta é flambada no rum – bebida típica cubana – com sorvete e caldo de melado.

Para beber, os cubanos preparam o Mojito, bebida à base de hortelã com rum; o Daikiri feito com rum, açúcar e suco de limão e a famosa Cubra Libre, bebida à base de cola misturada com rum.

Serviço

Pachamama, Rua Pasteur, 600, Água Verde – (41) 3079-2975.

Guantanamera, Rua Coronel Dulcídio, 540, Batel – (41) 3039-8118.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]