Eventos

Litoral do Paraná

Antonina fomenta a gastronomia “Km zero”

Durante o Festival de Inverno da UFPR, moradores do litoral do Paraná serão capacitados pelo chef Eudes Assis, de São Paulo, e pelo bartender Igor Bispo, do Tiger Cocktails

por Andrea Torrente Publicado em 14/07/2015 às 03h
Compartilhe
Restaurante Casa Verde em Antonina procura ingredientes que estejam próximos. Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo.

Restaurante Casa Verde em Antonina procura ingredientes que estejam próximos. Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo.

Como fomentar a gastronomia do litoral e promover a produção chamada de “quilômetro zero”? O restaurante Cantina Casa Verde, de Antonina, organiza duas oficinas dedicadas à gastronomia e à coquetelaria que serão realizadas durante o 25º Festival de Inverno da UFPR, que vai até 18 de julho. Os minicursos serão ministrados pelo chef Eudes Assis, do restaurante Taioba, em São Sebastião (SP), e pelo bartender Igor Bispo, do Tiger Cocktails, de Curitiba, e são direcionados a moradores da cidade do litoral, como pequenos produtores, cozinheiros, pescadores e restaurateurs.

“O objetivo é capacitar os moradores da cidade para desenvolver a gastronomia do litoral”, explica André Luiz Furlaneto, proprietário do restaurante que há alguns anos trabalha para difundir a filosofia do “quilometro zero” no litoral (leia mais abaixo). “A gastronomia é um fator importante para a preservação da floresta nativa, para desenvolver os pequenos produtores e fortalecer as associações do território”, afirma o restaurateur. As oficinas, para até 20 pessoas (as vagas estão esgotadas), serão realizadas de 13 a 17 de julho e terão duração de três horas.

Eventos para promover a culinária caiçara começaram em 2011 e, ao longo dos anos, envolveram renomados chefs de Curitiba como Celso Freire, Manu Buffara, Marcelo Amaral e Paulinho da Costa. Pela primeira vez, nesta edição, as oficinas serão ministradas por um chef vindo de fora do Paraná, o paulista Eudes Assis, que no começo de 2015 inaugurou o restaurante Taioba, em São Sebastião, no litoral de São Paulo.

“Ele é uma inspiração para nós porque utiliza ingredientes regionais e sazonais do litoral. Precisamos do know-how dele para repetir a experiência de sucesso que ele implantou no litoral paulista”, comenta Furlaneto. A Cantina Casa Verde, fundada em 2004, aposta na culinária do litoral feita com ingredientes frescos e sazonais. O carro-chefe do menu a é a sequência ítalo-caiçara que conta com cinco pratos: minientradas variadas, massa com frutos do mar, peixe grelhado ou moqueca, barreado e sobremesa de frutas da estação (R$ 57).

O que é o quilômetro zero

O conceito de “quilômetro zero” implica apoiar a agricultura local para o desenvolvimento da região de forma sustentável. Segundo essa filosofia, consumir produtos locais é vantajoso, pois reduz a distância percorrida pelos alimentos. A gastronomia joga um papel decisivo nisso porque utiliza ingredientes sazonais e frescos produzidos por pequenos produtores, promovendo a tradição e o terroir locais e, claro, reduzindo os preços.

Em Antonina, a filosofia envolve atualmente 28 famílias — donos de restaurante e hotel, cozinheiros, pescadores e produtores do município — que trabalham em conjunto para impulsionar a produção e a gastronomia local. Atualmente o litoral do Paraná busca obter o registro de Indicação Geográfica – reconhecimento concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – de quatro produtos da região: a bala de banana, a cachaça, o barreado e a farinha de mandioca. Um selo que certificaria a tradição e a qualidade de produtos genuinamente paranaenses.

***

Serviço

O Festival de Inverno da UFPR em Antonina vai de 11 a 18 de julho.

Compartilhe

8 recomendações para você