Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Aprenda a fazer o tradicional pão com bolinho
| Foto: Letícia Akemi

Ícone dos tradicionais botecos de Curitiba, o bolinho de carne é uma receita simples que pode ser preparada em casa e ainda personalizada a gosto. O preparo clássico leva carne moída e temperos básicos como cebola, alho, cebolinha, ovo, farinha de rosca, sal e pimenta. “Nada mais é do que uma almôndega gigante”, brinca Sérgio Medeiros, criador do site Curitiba Honesta e do Festival Pão com Bolinho, além de ser cozinheiro amador e um apaixonado pela baixa gastronomia.

Grande conhecedor da baixa gastronomia, Medeiros diz ter visto o bolinho de carne fora Curitiba, apenas em Blumenau, em Santa Catarina. “Provavelmente tem também em outras cidades, mas de maneira esporádica, talvez um bar ou outro o tenha. Em Curitiba todos os bares tradicionais o vendem”, explica o empresário que a seguir ensina a receita clássica. Desde quando surgiu o festival, conta, bares mais modernos o incluíram no cardápio: “Houve um resgate do bolinho, hoje voltou a ser encontrado em muitas estufas por aí”.

Medeiros recomenda utilizar carnes não muito magras, como patinho ou coxão mole, para que o bolinho fique mais saboroso. Para acompanhar, naturalmente, cerveja. Ele pode ser servido no pão d’água ou no francês, basta espalmar maionese nas duas metades. “A cebolinha é outra característica bem curitibana. Ela pode ser adicionada na carne e polvilhada no final como enfeite” diz Medeiros. Quem ama cebola, pode cortá-la em tiras, fritá-la e adicioná-la no sanduíche.

Para fazer a receita, os ingredientes necessários são carne moída, farinha de rosca, ovo, cebola, alho, sal e pimenta-do-reino, cebolinha e óleo. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Para fazer a receita, os ingredientes necessários são carne moída, farinha de rosca, ovo, cebola, alho, sal e pimenta-do-reino, cebolinha e óleo. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo| Letícia Akemi

1. Num bowl adicione todos os ingredientes à carne e misture bem.

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo| Letícia Akemi

2. Faça bolinhos de 150 g cada. Se preferir, para facilitar a cocção interna, deixe em formato mais achatado. Passe na farinha de rosca para obter mais crocância (opcional).

Aprenda a fazer o tradicional pão com bolinho
| Letícia Akemi

3. Frite em óleo em fogo baixo por imersão por cerca de 8 minutos. Em alternativa, frite numa frigideira com um fio de óleo cobrindo com uma tampa de panela por 3 minutos de cada lado. Se necessário, finalize no forno para que a carne cozinhe melhor por dentro.

Aprenda a fazer o tradicional pão com bolinho
| Letícia Akemi

Peças/fotos | Morô?. Rua Dr. Faivre 977, Centro – (41) 3057-4040

***

Confira a receita completa:

 

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]