Experiência

Receita em família

Aprenda a fazer macarrão ao sugo com seu filho

Nada como testar uma receita deliciosa e fácil de fazer em família para esta data especial. Confira o passo a passo

por Guilherme Grandi Publicado em 10/10/2019 às 13h
Compartilhe

Outubro é o mês das crianças, e nada mais justo do que aproveitar o dia 12 para botar a mão na massa e se divertir com os seus filhos na cozinha. Além de passar  momentos agradáveis com eles em uma experiência inesquecível, preparar o almoço com os pimpolhos ainda vai ensiná-los muitas coisas, como a se alimentar melhor, a quebrar um ovo sem espalhar clara e gema para todos os lados, além de ficar alerta aos perigos de se lidar com facas afiadas e fogo sem a supervisão de um adulto.

abre-mao-na-massa

Aproveite o Dia das Crianças para cozinhar (e se divertir) com os seus filhos. Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

>>> Tudo o que você precisa saber para preparar a massa fresca perfeita

“O hábito de comer bem, conhecer os alimentos e ter prazer em experimentar novos sabores começa na infância. Estar próximo de quem amamos na hora de cozinhar, além de ser divertido, nos aproxima”, explica Denise Pereira, psicóloga e chef do restaurante Bistrozinho, especializado em preparar refeições que unem pais e filhos.

Com a ajuda do filho Ricardo Pereira, de apenas 5 anos de idade, Denise ensina a fazer um macarrão ao sugo desde a elaboração da massa até a hora de servir. Praticamente todo o preparo foi feito pela criança, com o auxílio da mãe em poucos momentos. O prato serve uma pessoa (100 g), mas basta dobrar as quantidades para render mais.

Confira o passo a passo para preparar macarrão ao sugo

Corte os tomates ao meio e coloque-os em uma assadeira com os dois dentes de alho inteiros, folhas de manjericão a gosto e um fio de azeite de oliva sobre as fatias. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 170°C por uma hora e meia.

passo-1

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

Coloque um litro e meio de água em uma panela padrão, adicione uma colher de sobremesa de sal e leve para ferver. É hora de começar a brincadeira com o seu filho. Quebre um ovo em uma tigelinha.

passo-3

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

Em uma tigela maior, misture a farinha e o sal e acrescente o ovo. Misture com um garfo até formar uma massa homogênea.

passo-4

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

Unte as suas mãos e as da criança com farinha, coloque também um pouco na bancada, e comecem a amassar e a apertar a massa como se fosse uma massinha de modelar por cerca de 10 minutos, até ficar bem macia (adicione mais um pouco de farinha se a mistura estiver grudando nas mãos).

passo-5-2

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

Abra a massa com um rolinho até deixá-la bem fina. Quanto mais fina, melhor. Enrole como um rocambole, cuidando para as camadas não grudarem.

passo-6

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

Depois disso, é só pegar um cortador de massas (cuidado para não deixar os dedinhos no caminho dele) e cortar em tiras bem finas.

passo-7

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

A partir de agora, o preparo deve ser feito apenas por um adulto. Coloque as tiras de macarrão na água fervente por três a cinco minutos em fogo alto, ou até a massa subir à superfície.

passo-8

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

Enquanto isso, retire a forma com os tomates do forno (quando estiverem bem murchos), puxe as cascas e coloque-os para moer em uma passadeira ou no liquidificador – neste caso, passe o molho pela peneira antes do próximo passo.

passo-9-ok

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

Coloque o molho em uma panelinha, leve ao fogo baixo e coloque a pimenta e o sal enquanto mexe até que fique mais encorpado.

passo-10

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

Escorra o macarrão e coloque-o em um prato fundo com o molho por cima. Decore com folhas de manjericão e adicione queijo ralado a gosto.

passo-11

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo.

VEJA TAMBÉM

>>> 11 receitas com o macarrão que tem mais de 800 anos

Compartilhe

8 recomendações para você