Receitas & Pratos

Em casa

Aprenda o passo a passo de halawet jbin, doce árabe feito de queijo

A cozinheira síria Juháina Alnaim, do restaurante Al Bait Alsury, ensina a receita do halawet jibn, charuto de massa de muçarela recheada com creme de leite

por Andrea Torrente Publicado em 23/01/2017 às 14h
Compartilhe
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Tirando a pizza doce, o queijo muçarela é bastante incomum nos preparos doces. Mas o halawet jbin, literalmente “doce de queijo”, é uma sobremesa árabe típica da Síria em formato de charuto. A massa é uma mistura de muçarela, semolina e água de flor de laranjeira. No recheio vai creme de leite e, por cima, leva pistache polvilhado e calda de açúcar.

Quem ensina a receita é a cozinheira síria Juháina Alnaim, do restaurante Al Bait Alsury, em Curitiba, que há 19 anos está radicada no Brasil. “A etapa mais delicada do preparo é acertar o ponto da massa que serve para enrolar os charutos”, alerta a cozinheira. Muçarela e semolina devem ser misturadas em fogo baixo, mexendo vigorosamente por alguns minutos, até obter uma massa muito elástica.

Depois de retirar do fogo, estique a massa enquanto quente, mas recheie só quando estiver fria. Refrigere o doce na geladeira e finalize com pistache e calda de açúcar só na hora de servir.

Ingredientes em sentido horário começando pelo acima: muçarela, água, leite, semolina, açúcar, pistache, creme de leite e água de flor de laranjeira ao centro.

Ingredientes em sentido horário começando pelo acima: muçarela, água, leite, semolina, açúcar, pistache, creme de leite e água de flor de laranjeira ao centro. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

receita halawet jbin doce árabe de queijo

Em uma frigideira  grande, adicione a água e o açúcar dos ingredientes da massa e misture em fogo baixo até o açúcar dissolver. Adicione a muçarela e continue mexendo por 5 minutos. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

receita halawet jbin doce árabe de queijo

Acrescente a semolina e mexa vigorosamente por alguns minutos sem parar até formar uma massa muito elástica. Adicione a água de flor de laranjeira e misture até incorporar à massa. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

receita halawet jbin doce árabe de queijo

Pa Em uma superfície lisa (de preferência de mármore), onde será modelada a massa, espalhe um pouco de calda de açúcar para evitar que a massa grude. Estique com as mãos a massa ainda quente até obter uma espessura de cerca de 0,5 cm. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

receita halawet jbin doce árabe de queijo

Pa Coloque o recheio e enrole a massa para formar charutos. Coloque na geladeira até resfriar e polvilhe com pistache moído e calda de açúcar só na hora de servir. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

***

>>> 5 receitas leves para o verão que você prepara em 20 minutos

>>> Guia completo para fazer peixes e frutos do mar

Compartilhe

8 recomendações para você