Receitas & Pratos

Passo a passo

Aprenda a preparar bolachinhas de Natal

Cake Designer do Centro Europeu, Andréa Follador ensina a preparar estas delícias que enchem de beleza e sabor a mesa das festas

por Andrea Torrente Publicado em 11/12/2013 às 15h
Compartilhe

Bolachas de mel - DC

Com decorações típicas natalinas e tão macias que chegam a derreter na boca, as bolachas de mel costumam fazer sucesso nas festas de fim do ano. Principalmente entre as crianças que podem inclusive ser envolvidas na última, e também mais divertida, etapa do processo de preparo, a da decoração.

“Um dia minha tia me ensinou essa receita e pediu para não contar, para deixar em família, mas hoje com a internet não se guarda mais receita em baixo do braço e resolvi compartilhá-la”, conta Andréa Follador, cake designer do Centro Europeu.

A receita a seguir é preparada a partir de ingredientes que podem ser facilmente encontrados em supermercados ou em casas especializadas em artigos para festas. Na hora de amassar, a recomendação da especialista é dosar a farinha com muito cuidado: “Quanto mais colocar, mais a massa vai pedir. Nesse caso, as bolachas ao invés de ficarem macias, ficarão muito duras”.

Para finalizar, crie formas e enfeites diferentes para cada uma das bolachas. Depois é só reunir a família para apreciar as guloseimas e celebrar um Natal doce igual ao mel.

 

Para decorar as bolachas de mel:

Antes de decorar as bolachas de mel é necessário preparar a glacê real. Daí é só separar a massa em potes, escolher as cores que serão utilizadas e adicionar o corante. A decoração é feita com mangas de confeitar e dependendo do desenho são necessários bicos diferentes que são encontrados em casas especializadas em artigos para festas. Terminado esse processo, reserve as bolachas por cerca de 24 horas até a glacê solidificar.

*Para a árvore de Natal é preciso o bico perlê 3, para as flores o bico pétala 104 e o bico chuveirinho para criar o miolo.

Decoração da árvore:

Utilizando o bico perlê 3 faça o contorno da árvore. Para preencher o resto da bolacha é preciso tornar a glacê real mais fluida. Com uma colher de chá coloque água aos pouco até obter a consistência necessária. Para saber o ponto certo, pegue uma colher de glacê e em seguida derrame na bacia: a massa deve demorar dez segundos para se amalgamar novamente à glacê restante. Quando alcançar esse ponto, encha novamente a manga de confeitar e preencha o restante da árvore. Enfeite com confeitos prateados.

 

* * *

Serviço

 

 

 

Veja Também
Compartilhe

8 recomendações para você