Eventos

Cliques

As fotos dos bastidores da gastronomia paranaense

Workshop sobre vegetarianismo, encontro com Alex Atala, festival de cerveja, lançamento de um drink com champagne são alguns dos eventos realizados no mês de julho e agosto

por Gazeta do Povo Publicado em 12/08/2015 às 22h
Compartilhe

Workshop  para  pensar comida vegetariana

A repórter do Bom Gourmet e autora do blog Verdura sem Frescura Flávia Schiochet ministrou um workshop na Caminho do Chá sobre combinações de sabores e vegetarianismo. Na foto, Cristal Muniz (à esquerda), do blog Um Ano Sem Lixo, Dani Lieuthier, proprietária da casa, e Flávia.

Fotos: divulgação.

Fotos: divulgação.

***

Galinhada

Edenilso Gavlak, do movimento Drink Good Coffee mudou-se para São Paulo em julho e aproveitou o novo endereço para almoçar a tradicional galinhada do Dalva e Dito, restaurante do chef Alex Atala (à esq.).

Divulgação

Divulgação.

***

DUM Day

A quinta edição do Festival DUM Day, realizado pela curitibana DUM Cervejaria, teve a presença de 1.500 pessoas durante o evento realizado no Museu Oscar Niemeyer.  Foram degustados dois mil litros de 72 diferentes cervejas.

Os sócios da DUM Murilo Foltran, Júlio Moutinho e Luis Felipe Araújo. Fotos: Divulgação

Os sócios da DUM Murilo Foltran, Júlio Moutinho e Luis Felipe Araújo. Fotos: Divulgação.

***

Mês Hendrick’s

Hugo Sola, da Importadora Porto a Porto, e Cristiana Brenner (foto), sócia do Officina Restô Bar, durante o lançamento do “Mês Hendrick’s” no Officina. Até 30 de agosto, o local serve cinco drinks exclusivos à base do renomado gim Hendrick’s elaborados pelo bartender da casa Diego Bastos e pelo mixologista paulistano Fernando Lisboa.

Fernanda Pompermayer/Divulgação

Fernanda Pompermayer/Divulgação.

***

Campeonato secreto

No fim de julho foi realizada uma edição secreta do TNT, campeonato de latte art. Foi o evento com maior participação de baristas de Curitiba, reunindo 20 profissionais. Na foto, Daniel Busch (à esquerda), do Rause Café, que venceu esta edição. Igor Salles, do Black Coffee, ficou com o segundo lugar.

smith-prd-meth01-tom_rpc_intraCA1YD1OX

***

#quemnunca

A cervejaria paranaense Way Beer e o bar gaúcho BierMarkt, um dos principais endereços da cerveja artesanal no Brasil, lançaram a cerveja colaborativa #QUEMNUNCA, uma India Red Ale (IRA). Na foto: Adolfo Bandeira e Pedro Braga, sócios-proprietários da BierMarkt, entre Alejandro Winocur e Alessandro Oliveira, sócios-proprietários da Way Beer, na fábrica da cervejaria paranaense.

Divulgação

Divulgação.

***

Degustação de champagne

Alguns dos melhores rótulos de champagne foram apresentados a apreciadores durante uma degustação apoiada pela Câmara de Comércio França-Brasil com patrocínio da LVMH. O evento  teve a participação do presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Joaquim Ferraz Martins Filho (à esq.) e foi conduzido pela sommelier Patrícia Darros (em pé). Os participantes  provaram Lenoble, Moët & Chandon, Veuve Cliquot e Cuperly.

Divulgação

Divulgação.

***

Veuve Clicquot Rich

O Dot Club promoveu o lançamento do Veuve Clicquot Rich, o primeiro champagne do mundo criado exclusivamente para o preparo de drinks. Uma das sugestões é tomá-lo com gelo. Em Curitiba, a bebida terá venda exclusiva no Dot Club.

Reinaldo Bessa, Jussara Voss, Ilse Lambach e Eduardo Mourão. Fotos: Divulgação

Reinaldo Bessa, Jussara Voss, Ilse Lambach e Eduardo Mourão. Fotos: Divulgação

Eleutherio Netto e Eliseu Portugal.

Eleutherio Netto e Eliseu Portugal.

 

Fernanda Petter, da Veuve Clicquot no Paraná, e Rodrigo Cavichiolo, chef do Duo que assinou a gastronomia do evento.

Fernanda Petter, da Veuve Clicquot no Paraná, e Rodrigo Cavichiolo, chef do Duo que assinou a gastronomia do evento.

***

Festival de Inverno

O Festival de Inverno movimentou o centro histórico de Curitiba com muita cultura, gastronomia, moda e diversão. Na foto, durante inauguração do evento: presidente do Instituto Municipal de Turismo, Caíque Ferrante; presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico e proprietária do Farnel Gastronomia, Anna Vargas; proprietário do Bar do Alemão, Jorge Tonatto; proprietária do Roma Hostel, Francielle Zuffo.

Bruno Sampaio/Divulgação

Bruno Sampaio/Divulgação.

***

Festival em Antonina

Durante o 25º Festival de Inverno da UFPR, a Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (Ademan) organizou oficinas dedicadas à gastronomia e à coquetelaria para os moradores do litoral. Os minicursos foram ministrados pelo chef Eudes Assis, do restaurante Taioba, em São Sebastião (SP), e pelo bartender Igor Bispo, do Tiger Cocktails, de Curitiba.

Marcos  Solivan/Divulgação

Marcos Solivan/Divulgação.

Marcos  Solivan/Divulgação

Marcos Solivan/Divulgação.

***

Parceria Brasil-Itália

O Senac do Paraná e a Casa Artusi, famosa escola de gastronomia da Itália, assinaram em julho uma parceria para promover o intercâmbio gastronômico entre alunos e professores das duas instituições.
Na foto, Giordano Conti, presidente de Casa Artusi, e Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac-PR, durante a assinatura do convênio.

Divulgação

Divulgação.

***

 Gastronomia Paraná

Chefs  participaram da palestra do biólogo Paulo Luciano da Emater-PR (de colete) sobre  produtos da  região  de Curitiba e Vale do Ribeira. O evento é uma das ações do projeto Gastronomia Paraná, que envolve instituições como Chefs  participaram da palestra do biólogo Paulo Luciano da Emater-PR (de colete) sobre  produtos da  região  de Curitiba e Vale do Ribeira. O evento é uma das ações do projeto Gastronomia Paraná, que envolve instituições como Abrasel-PR, Paraná Turismo, Emater, Fecomércio, Sebrae, Tecpar, Museu Oscar Niemeyer, e Bom Gourmet/Gazeta do Povo.

Divulgação

Divulgação.

***

A turma dos bons drinks 

Willian Diego Lorente, Vinicius Serikyaku, Luis Carlos Marciano De Assis Jr., e Paulo Roberto Rossa: a equipe de bartenders que comanda o Bar Bom Gourmet La Varenne, no Pátio Batel.

Divulgação

Divulgação.

***

Novo empório

O Empório Municipal, focado em produtos de armazém nacionais e importados, está instalado no Alto da XV. A inauguração contou com um jantar harmonizado com os vinhos da casa. Na foto, um dos sócios-proprietários do Empório Municipal, Sandro Assolari, apresenta a casa para convidados.

Divulgação

Divulgação.

***

A volta do Lênin

Lênin Palhano está de volta à cozinha. O chef, ex -Terra Madre e C La Vie, comanda agora o Nomade, restaurante contemporâneo que fica no recém-inaugurado hotel boutique Nomaa, no Batel. No cardápio, ele mistura criações com releituras de pratos da cozinha internacional. Na foto,  com a maître  Camila Pereira e a sub-chef Simone Matoso.

Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Fernando Zequinão/Gazeta do Povo.

***

Inauguração Bobardí

Com cardápio contemporâneo, inaugurou em julho no Cabral o restaurante Bobardí . Na foto, a chef Renata Abreu entre os sócios da casa Henri Pera Santos, Jairo Inácio Petri, João Manuel de Carvalho Cardoso, e  Sérgio Ricardo Wahrhaftig, no dia da abertura.

Naideron Jr./Divulgação

Naideron Jr./Divulgação.

***

Toque carioca 

A chef Katia Barbosa, considerada um dos grandes nomes da gastronomia e proprietária do restaurante Aconchego Carioca, no Rio de Janeiro e São Paulo, participou de dois eventos especiais em Curitiba ao lado da chef Manu Buffara. As duas ministraram workshop no MB Mercearia Brasileira, ao lado do chef Rodrigo Martins, sócio da casa, e prepararam um jantar.

Divulgação

Divulgação.

***

Inauguração Funiculí

O restaurante e pizzaria Funiculí é o novo empreendimento de Dudu Sperandio. A casa fica no Mercês, ao lado do outro restaurante do chef, o Ernesto Ristorante. Na foto,  Dudu e o pizzaiolo italiano Luca Paparella, responsável pelas pizzas da casa.

Priscilla Fiedler/Divulgação

Priscilla Fiedler/Divulgação

Compartilhe

8 recomendações para você