Bebidas

INCENTIVO

Assembleia aprova em primeiro turno projeto que cria Rota da Cerveja Artesanal do Paraná

10 municípios do estado fazem parte do roteiro; projeto de lei pretende incentivar a produção de microcervejarias e o turismo local

por Redação, colaborou Monique Portela Publicado em 09/02/2017 às 20h
Compartilhe

O projeto quer valorizar a identidade e a cultura estadual por meio da cerveja. Foto: BigStock

Um projeto de lei que cria a Rota da Cerveja Artesanal do Paraná foi aprovada em primeiro turno na Assembleia Legislativa na última quarta-feira (8). A princípio, são dez os municípios que compõem a rota: Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais, mas este número pode aumentar.

De autoria da deputada Maria Victoria (PP) e do deputado Anibelli Neto (PMDB), o projeto quer incentivar a produção de cervejarias caseiras e microcervejarias, promover eventos ligados ao setor e desenvolver o turismo local.

>>> Conheça 25 microcervejarias em Curitiba e região metropolitana

A ideia é criar um calendário voltado ao setor, com a possibilidade de realizar eventos de grande porte focados nas cervejas artesanais. O projeto também prevê a instalação em áreas públicas de postos de informação e agendamento de visitas aos locais de fabricação.

O projeto poderá sofrer algumas alterações, em especial quanto à listagem de municípios. A previsão é de que passe por segunda votação na próxima segunda (13/02).

A cerveja artesanal 

A região de Curitiba concentra um dos maiores polos cervejeiros do Brasil. Segundo a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), até junho de 2016, das 39 empresas do ramo no estado, 25 estavam localizadas na região metropolitana de Curitiba (RMC). Mas o número pode ser maior, somando-se àquelas não filiadas. Curitiba também é a primeira cidade do país a abrigar uma cervejaria-escola, a Bodebrown, fundada em 2009.

LEIA MAIS:

>>> O que são e como funcionam as cervejarias ciganas

>>> 86 cervejas artesanais brasileiras que todo beer lover deveria provar

 

Compartilhe

8 recomendações para você