Plantão

Audiência pública discute imposto sobre vinho importado no PR nesta terça-feira (12)

A audiência, aberta ao público, é promovida pela Abrasel será nesta terça (12) às 9h no Plenarinho da Assembleia Legislativa e vai pressionar o governo estadual a reduzir o ICMS sobre a bebida

por Redação Publicado em 11/04/2016 às 18h
Compartilhe

BOM GOURMET - degustacao de vinhos - 2016

Empresários do setor da gastronomia vão se reunir na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (12) para pressionar o governo estadual a baixar os impostos sobre o vinho importado no estado. A audiência pública, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), começa às 9h, no Plenarinho. Lojistas, comerciantes, empresários e consumidores vão discutir ações que possam reverter a decisão do governo estadual, que em 1.º de janeiro deste ano aumento a substituição tributária do ICMS sobre a bebida. A participação é aberta ao público. O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, também foi convidado para participar da audiência.

>>> Empresários fazem protesto contra o aumento do ICMS

>>> 8 melhores tintos do sul da Itália por até R$ 150

>>> Lei da Pureza Alemã completa 500 anos

A pauta, proposta pelos deputados estaduais Evandro Araújo (PSC) e Rasca Rodrigues (PV), é a alta carga tributária dos vinhos, que subiu no começo do ano quando o governo estadual eliminou o benefício fiscal que reduzia o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para as empresas enquadradas no Simples Nacional. Os empresários denunciam que a alíquota cobrada pelo estado subiu para 57,69%, tornando o vinho importado no Paraná o segundo mais caro do país, atrás apenas de Minas Gerais(59,37%). O aumento estaria prejudicando toda a cadeia e ameaçando as atividades.

Compartilhe

8 recomendações para você