FESTIVAL BOM GOURMET 2019

Peixe

Atenção fãs de peixe e frutos do mar! Festival Bom Gourmet tem 42 restaurantes com menus do mar e do rio

Leves, esses ingredientes são servidos durante o festival nas entradas e nos pratos principais dos estabelecimentos participantes

por Patricia Favorito Dorfman, especial para o Bom Gourmet Publicado em 10/10/2019 às 08h
Compartilhe

Dos 56 restaurantes que participam do Festival Bom Gourmet 42 deles trazem em seu menu peixes ou frutos do mar – confira no site. Os ingredientes leves que vem do mar ou do rio são servidos nas entradas e pratos principais, oferecendo clássicos – como camarões ao molho champagne com arroz e batata palha, do Chalet Suisse – ou criações diferenciadas, como meca com risoto de creme Stracchino e limão siciliano, do Armazém 71.

Nas entradas, salmão, bacalhau, siri, camarão e lula são os escolhidos para as criações. O carpaccio de salmão é servido no Anarco Restaurante e Empório – Batel e Mercado Municipal. No Bar do Victor o salmão é base do ceviche, assim como no NUU Nikkei. No Bistrô do Victor é possível escolher entre bolinho de camarão e Lula do Sertão – lula grelhada, com queijo coalho e molho de cebola caramelada.

<< Veja os menus completos e monte seu roteiro pelos restaurantes do Festival Bom Gourmet

Espadarte com legumes orgânicos no Pescara Cucina Italiana. Foto? Michel Willian, Gazeta do Povo

Espadarte com legumes orgânicos no Pescara Cucina Italiana. Foto: Michel Willian, Gazeta do Povo

Na Cantina Famiglia Fadanelli, a estrela da entrada é o bacalhau, servido em lascas com purê de batatas gratinadas com parmesão. O Lagundri criou Asian Breeze, com lulas e camarões crocantes sobre tostones de banana verde e ketchup defumado da casa. No Lobert Bistrô a escolha foi pelo siri na barquete de tomate com creme de siri e ervas.

O menu do almoço do Vindouro oferece tilápia ao molho de moqueca com farofa de banana da terra e arroz com coco. No Veg e Lev a escolha foi pela pescada, que é servida também no menu do almoço, com molho de salsa madre, batata-baroa sauté, ervilhas-tortas e tomates cereja salteados.

Bacalhau foi o peixe escolhido pelo Terra Madre para estar em seu risoto de miniarroz. No Thai Restaurante Thailandês a maioria das receitas leva frutos do mar, como o peixe ao curry amarelo servido no jantar. Na Tartuferia San Paolo tem ovo Benedict com atum al tartufo e linguine ala putanesca com Saint Peter em trufas.

Spaghetti al mare – com camarões, mexilhões, vôngole e lula – é servido na Praça do Victor. Da entrada para o prato principal, o bacalhau é servido à Lagareiro na Osteria da Paz e à Brás, no Olivença. No Ópera Arte, restaurante dentro da Ópera de Arame, o chef trabalhou ingredientes regionais para apresentar o robalo assado na folha de bananeira ao molho de urucum com farofa de banana. Robalo também foi uma das escolha do Maccheroni Trattoria, na versão Belle Meunière, onde o peixe é servido com molho de camarões, alcaparras, champignon com risoto.

<< Acompanhe todas as novidades do Festival Bom Gourmet 2019

 

Ovo Benedict com atum al tartufo, na Tartuferia San Paolo. Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo

Ovo Benedict com atum al tartufo, na Tartuferia San Paolo. Foto: Michel Willian / Gazeta do Povo

Mais peixe

O restaurante Pescara Cucina Italiana traz a maioria de seus pratos principais com ingredientes vindos da água. Com azeite italiano e legumes orgânicos crocantes é servido o peixe espadarte, que vem grelhado. Já a massa papardelle, feita na casa, é servida com lascas de bacalhau. Essas duas opções são para o menu do almoço. No jantar, Risotto di Mare, com caldo de frutos do mar, pistilo de açafrão, camarão, marisco e cubos de peixe. Na Petiscaria do Victor tem garoupa com amêndoas, risoto de camarões e palmito grelhado. Se a busca é por uma paella, a escolha é pelo Pata Negra.

Roteiro

No site do Festival é possível ter acesso a todos os restaurantes, seus menus, endereço e horário de funcionamento. Para quem quer manter essas informações sempre à mão, basta baixar o aplicativo Festival Bom Gourmet – versões para Android e IOS – e acessar tudo de forma rápida e prática. É no aplicativo, também, que é possível fazer o cadastro para a promoção Junte e Troque, escaneando as notas fiscais do consumo feito nos restaurantes participantes, durante o evento.

Promoção

A cada 300 pontos acumulados – cada R$ 1 gasto no Festival rende 01 ponto – é possível trocar por um kit composto por 01 vinho Monsaraz tradição tinto (375ml) e 1 taça Alumina Crystal (660ml). As notas podem ser escaneadas até o dia 06 de novembro e as trocas – que serão feitas exclusivamente na loja da Platinox – até o dia 11 de novembro (limite de mil unidades de kits).

VEJA TAMBÉM

Cervejas com frutas e especiarias são a cara da primavera; conheça algumas


Compartilhe

8 recomendações para você