Eventos

Aulas gratuitas ensinam preparos da culinária japonesa

Na semana "Nihon Food", realizada pelo Estúdio Bom Gourmet, chefs ensinam pratos típicos do Japão e falam sobre a cultura do país

por Da Redação Publicado em 11/04/2016 às 15h
Compartilhe

De 18 a 23 de abril, o Estúdio Bom Gourmet, apresentado pelo Pátio Batel, promove a semana “Nihon Food”, com uma programação especial sobre a culinária japonesa. São cinco aulas gratuitas com os chefs Flávio Masatoshi Inoue, do Karê Ya; Cris Felde e David Pereira, do Kandoo; Samara Domingues, do Tuna Restaurante; Dalton Hayashi, do Tatibana, e com o sushiman Rafael Maia, do Ken Taki Cozinha Oriental. Eles ensinam o preparo de pratos clássicos da cozinha do Japão, como sushi e karê, além de apresentar um pouco sobre a cultura e os produtos locais.

Inscrições

O workshop é realizado no Estúdio Bom Gourmet, apresentado pelo Pátio Batel. Para participar, é necessário fazer a pré-inscrição no site e chegar ao Estúdio até 10 minutos antes do evento. Serão distribuídas fichas de entrada para até 60 pessoas. 

***

Veja a programação completa do Estúdio Bom Gourmet Pátio Batel.

***

18 de abril: Karê e lombo de porco – Karê Ya

Foto: Divulgação

Karê é um dos pratos mais consumidos no Japão. Foto: Divulgação

Na segunda-feira (18), das 14h30 às 15h30, o chef Flávio Masatoshi Inoue, do Karê Ya, ensina o preparo do Tonkatsu karê, karê acompanhado de lombo de porco empanado, preparado com ingredientes selecionados e condimentos importados diretamente do Japão. O karê, ou curry, é um ensopado à composto por mais de 35 ingredientes e temperos afrodisíacos. É um dos pratos mais populares da cozinha japonesa, geralmente consumido com arroz.

Faça a pré-inscrição. 

***

19 de abril: Arroz japonês e uso em diversos preparos – Kandoo

A aula com os chefs do Kandoo vai ensinar o preparo de diferentes tipos de sushi. Foto: Divulgação

A aula com os chefs do Kandoo vai ensinar o preparo de diferentes tipos de sushi. Foto: Divulgação

O arroz é o tema da segunda aula da semana “Nihon Food”. Na terça-feira (19), das 14h30 às 15h30, os chefs Cris Felde e David Pereira, do Kandoo, preparam a “Trilha dos Sabores”, um combo de uramakis (em japonês, “enrolado ao contrário”, sendo o arroz por fora da alga que enrola o recheio), hossomakis (sushi enrolado com algas finas) e futomakis (sushi grosso composto de vários ingredientes, comum em grandes celebrações japonesas).

Faça a pré-inscrição.

***

20 de abril: Sukiyaki – Tatibana Japanese Cuisine

Foto: Divulgação

A terceira aula, com o chef da Tatibana Japanese Cuisine, será sobre sukiyaki. Foto: Divulgação

Na terceira aula da série, o chef Dalton Hayashi, do Tatibana Japanese Cuisine, ensina, às 14h30, o preparo do sukiyaki, tradicional prato japonês,  que à base de carne bovina com corte especial, verduras e legumes variados. A receita também leva ingredientes comuns na cozinha oriental, como broto de feijão, kamaboko, macarrão de udon e shitake.

Faça a pré-inscrição. 

***

22 de abril: Gastronomia Oriental – Tuna Restaurante

Tuna Restaurante participa da semana "Nihon Food" com o prato. Foto: Divulgação

Tuna Restaurante participa da semana “Nihon Food” com o prato shoyu lamen. Foto: Divulgação

Na sexta-feira (22), das 14h30 às 15h30, a chef Samara Domingues, do Tuna Restaurante, ensina o preparo do shoyu lamen, uma especialidade da casa.

Faça a pré-inscrição. 

***

23 de abril: Uramaki com camarão – Ken Taki Cozinha Oriental

Sushi Ken Taki

O sushiman do Ken Taki ensina a fazer o Uramaki Ebitem. Foto: Divulgação

Na última aula da semana “Nihon Food”, no sábado (23) das 14h30 às 15h30, o convidado é o sushiman Rafael Maia, do Ken Taki Cozinha Oriental. Ele ensina a fazer uma especialidade da casa, o Uramaki Ebitem Especial, um sushi exótico preparado com camarão, cream cheese, cebolinha, couve e cenoura.

Faça a pré-inscrição. 

Compartilhe

8 recomendações para você