Receitas & Pratos

  • Patrocinado por: Paganini
Especial Patrocinado

Azeites saborizados dão mais sabor aos preparos do dia a dia

Aprenda a incorporar versões diferentes às receitas

por Marina Fabri, especial para GPBC Publicado em 05/06/2019 às 11h
Compartilhe

Que a escolha de um bom azeite de oliva é capaz de dar mais sabor e impactar positivamente os pratos, qualquer amante de gastronomia sabe. Mas e quanto às versões saborizadas, com que tipo de preparo mais combinam? O chef Rafael Gonçalves, responsável pela cozinha da Cantina do Délio, trouxe cinco preparos com os sabores Manjericão, Alho, Pimenta Vermelha, Limão e Trufa Negra.

Os azeites de oliva saborizados de Manjericão, Trufa Negra, Pimenta Vermelha, Alho e Limão foram usados nas receitas exclusivas criadas pelo chef Rafael Gonçalves. Foto: Marina Fabri

Saladas, pizzas, massas, frutos do mar, molho de tomate e até sobremesas

“Para começar, é importante dizer que os azeites saborizados podem ser usados sem medo também no preparo dos pratos, não só na finalização”, diz. Para quem ainda tem receio de experimentar, o chef indica iniciar com o azeite sabor Manjericão. “Esse é o mais clássico e coringa, é super perfumado e vai com tudo”, explica. A receita proposta com esse ingrediente é o Gelato de Queijo.

gelato queijo

Azeites saborizados combinam com tudo, até com sorvete. Foto: Marina Fabri

Já para os preparos mais cítricos, como sobremesas com frutas amarelas e laranjas, o chef indica a versão com Limão. “É o que mais harmoniza com carnes delicadas, como peixes e frutos do mar”, explica. A receita proposta com o azeite com limão é Risoto de Camarão.

>>> Leia também: Arroz de risoto: saiba quais as diferenças e aprenda a receita do arancini

Carnes

Com carnes de sabor mais acentuado, como a de porco – seja mignon ou linguiça – o casamento com as versões com Pimenta Vermelha ou Alho funciona muito bem. “O azeite com pimenta harmoniza com todo tipo de carne vermelha, enquanto o de alho é ainda mais versátil. Fica ótimo com a maioria dos preparos, só não recomendo com sobremesas”, ressalta. As receitas propostas foram Mignon suíno com purê de batata e Bruschetta de linguiça Blumenau.

O azeite de alho foi o escolhido do chef para a receita de Mignon suíno com purê de batatas. Foto: Marina Fabri

 Contemporâneo

Para finalizar, a versão com Trufa Negra foi incorporada ao Spaghetti Carbonara. “Escolhi adicionar um toque contemporâneo, o azeite saborizado, a uma receita muito clássica italiana, que é o carbonara, e funcionou muito bem”, explica. Como o azeite de Trufa Negra tem sabor bem acentuado, a recomendação é combiná-lo com insumos mais neutros, como carnes e ovos, e evitar ingredientes muito marcantes, como queijo gorgonzola. 

Aprenda as receitas do Mignon Suíno e do Spaghetti Carbonara no vídeo:

RECEITAS

Bruschetta de linguiça Blumenau com Azeite de Pimenta Vermelha Paganini

Rendimento: 2 porções  Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:
2 fatias de pão Italiano
50g de linguiça Blumenau
20g de tomate em cubos (mais ou menos ¼ de um tomate)
1 ramo de tomilho fresco
1 dente alho moído
10 g de cebola moída (mais um menos uma colher de sopa)
Azeite de oliva Extravirgem de Pimenta Vermelha Paganini (quanto baste)

Modo de preparo: 
Em um frigideira, toste as fatias de pão pincelado com o azeite. Reserve. Na mesma frigideira, refogue com um fio de azeite de pimenta o alho e a cebola, agregue a linguiça Blumenau (já sem pele) e refogue até ficar levemente caramelizada. Agregue o tomilho e os tomates em cubos e corrija o sal (se necessário). Monte as bruschettas e sirva com azeite de oliva Paganini.

 

Spaguetti Carbonara com Azeite de Trufa Negra Paganini

Rendimento: 2 porções  Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes:
250g de spaghetti Paganini
100g de guanciale (bochecha de porco), pancetta ou bacon
100g de queijo pecorino romano ou parmesão
2 gemas
1 ovo
Meio copo da água do cozimento da pasta
Pimenta do reino moída na hora
Azeite de oliva Extravirgem Trufa Negra Paganini

Modo de preparo: 
Coloque a água do macarrão para ferver com sal. Corte a pancetta em cubos – não é preciso se preocupar em manter todos do mesmo tamanho, na maioria dos carbonaras, esse ingrediente é cortado de forma mais rústica. Rale todo o queijo. Desse total, 2/3 serão usados na preparação e o outro 1/3 é para finalização na hora de servir. Assim que a água começar a ferver, acrescente o spaghetti. Em uma frigideira, frite a pancetta – em geral, ela é frita em sua própria gordura, mas se necessário é possível já acrescentar um fio do azeite de Trufa Negra. Enquanto a pancetta frita, em um bowl, misture os ovos, a gema e um fio do azeite de trufa negra. Assim que estiver homogêneo, acrescente 2/3 do queijo ralado e misture tudo. Voltando a pancetta, quando já estiver douradinha, acrescente pimenta do reino à gosto. Misture bem e desligue o fogo. Com um pegador, pegue o spaghetti da panela e coloque na frigideira junto com a pancetta. Não precisa escorrer a massa. Acrescente 1/2 de copo da água do cozimento do macarrão e misture bem. Depois, adicione a mistura de ovos e queijo e continue mexendo até que a água do cozimento e a mistura de ovos, queijo e azeite de trufa negra se torne um molho cremoso e homogêneo. Sirva imediatamente.

 

Fileto di Maiale (mignon suíno) com purê de batata emulsionado no Azeite de Alho Paganini

Rendimento: 2 porções  Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
200g de mignon suíno
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
200 g de batata Monalisa
80 ml de leite integral
40 g de manteiga (aproximadamente três colheres de sopa)
Azeite de oliva Extravirgem de Alho Paganini
Manteiga para grelhar a carne
40 g de parmesão ralado (aproximadamente oito colheres de sopa)
Tomilho a gosto

Modo de preparo
Para o purê, descasque e cozinhe as batatas até que fiquem macias. Depois, amasse-as e agregue a manteiga, o leite, o queijo e um fio do azeite, sal e pimenta. Misturar até que fique homogêneo. Para o mignon suíno, corte-a em escalopes de mais ou menos 100g, tempere a carne com sal e pimenta, e grelhe em uma frigideira com azeite de alho, manteiga e tomilho.

 

Risoto de camarão com Azeite de oliva Extravirgem de Limão Paganini

risoto camarao

Rendimento: 2 porções  Tempo de preparo: 35 minutos

Ingredientes:
200g de arroz arbóreo Paganini
25 g de cebola moída (mais ou menos três colheres de sopa)
10 g de alho moído (mais ou menos uma colher de sopa ou três dentes)
30 ml de Azeite de Oliva Extravirgem de Limão Paganini
50 ml de vinho branco seco
50 g de tomate pelado em cubos Paganini (mais ou menos ⅕ da lata)
Manjericão a gosto
60 g pecorino Romano ralado fino (mais ou menos ½ xícara)
120 g de camarão rosa limpo
Sal e pimenta a gosto
150 ml de caldo de peixe ou camarão

Modo de preparo:
Em uma frigideira ou uma caçarola, coloque o azeite e saltei o camarão já temperado com sal e pimenta. Reservar. Na mesma panela, coloque o alho, a cebola e em seguida o arroz italiano Paganini. Mexa bem e, em seguida, coloque o vinho branco seco para que a acidez do vinho abra o grão do arroz e libere mais amido, para que fique cremoso. Depois, coloque o caldo e mexa até que o grão fique al dente. Quando isso acontecer, agregue o tomate em cubos e folhas de manjericão. Desligue o fogo, adicione os camarões e faça a mantecatura do risoto com pecorino romano e azeite de limão siciliano – ou seja, adicione os dois ingredientes e mexa bem que até se incorporem ao risoto e deixem a mistura cremosa. Corrija o sal e pimenta se necessário.

 

Gelato de queijo com Azeite de Manjericão Paganini

gelato queijo

Rendimento: 5 porções  Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes:   
400g de creme de leite fresco
Meia lata de leite condensado
250g requeijão cremoso
100g de queijo parmesão (Parmigiano Reggiano) ralado
30 ml de Azeite de oliva Extravirgem Al Basilico (manjericão) Paganini
Pistache para finalizar
Azeite de oliva Extravirgem Al Basilico (manjericão) Paganini para finalizar

Modo de preparo: 
Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente três minutos. Coloque a mistura em um pote com tampa e leve ao freezer por aproximadamente seis horas, ou até congelar. Depois, coloque o sorvete congelado em uma batedeira e bata por aproximadamente quatro minutos. Ele vai aumentar de volume e ficar mais fofo. Coloque novamente em um pote com tampa e leve ao freezer até congelar de novo. Caso prefira com o sabor queijo mais acentuado, aumente a quantidade a seu gosto. Sirva com algumas folhinhas de manjericão e mais um fio do azeite de oliva extravirgem Paganini.

  • Patrocinado por:
  • Produzido por:

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Compartilhe

8 recomendações para você