Bom Gourmet

sem medo de altura

Chef brasileiro comanda a cozinha do bar mais alto do mundo, no 118º andar

Nascido em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, Rafael Gil atualmente pilota o fogão do bar que fica a 490 metros de altura, no hotel The Ritz-Carlton, em Hong Kong

por Andrea Torrente Publicado em 23/04/2017 às 15h
Compartilhe
rafael-gil-ritz-carlton-hong-kong

Chef brasileiro Rafael Gil comanda desde 2015 a cozinha do bar mais alto do mundo, em Hong Kong. Foto: Reprodução Facebook.

Medo de altura é sem dúvida o que não tem Rafael Gil, o chef brasileiro que comanda a cozinha do Ozone, o bar mais alto do mundo, que fica 118º andar do super luxuoso hotel Ritz-Carlton, em Hong Kong. Originário de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, Rafael estudou gastronomia em São Paulo, antes de se mudar para a Espanha onde trabalhou vários anos. Há quatro anos, ele se instalou em Hong Kong onde passou a pilotar o fogão do bar mais alto do mundo.

Bares lançam autosserviço de cerveja para cliente tirar seu próprio chope

Novo bar tem 32 torneiras de chope e tábua com cinco versões de bacon

Dois bares de drinks que fizeram a história da coquetelaria fecham em Curitiba

Menu do bar mais alto do mundo

tapas do bar mais alto do mundo em hong kong

Rafale Gil serve menu degustação de tapas e finger food. Foto: Reprodução Facebook.

“Os dois primeiros anos são muito difíceis de acostumar. É muito complicado. A cultura. Acho que culturalmente é muito diferente”, contou Rafael em entrevista ao Globo Repórter, na última sexta-feira (21). A comunicação com a equipe da cozinha é em inglês. Além da vista espetacular sobre a metrópole asiática, o bar mais alto do mundo chama atenção pelos drinks inusitados e pela cozinha, que mistura toque brasileiro com vanguarda espanhola.

vista noite bar mais alto do mundo hong kong

Bar mais alto do mundo fica no hotel The Ritz-Carlton, no 118º andar, em Hong Kong. Foto: Reprodução Facebool.

O menu do bar mais alto do mundo conta com tapas para acompanhar os cocktails, mas o verdadeiro destaque é o Rafa’s Private Kitchen, menu degustação em que os pratos são apresentados aos clientes pelo próprio chef. O menu tem de oito a dez pratos. Rafael usa ingredientes nobres como vieiras, ostras, caviar, trufas, presunto ibérico, foie gras e lagosta, além de técnicas moleculares que transformam a aparência dos pratos. Por exemplo, ele serve mojito em formato de esfera ou azeite de oliva em pó. O menu degustação custa R$ 400 por pessoa.

tapas servidas no bar mais alto do mundo em hong kong

Menu do bar mais alto do mundo conta com tapas do chef brasileiro Rafael Gil. Foto: Reprodução Facebool.

Rafael Gil

Rafael Gil já passou pelas cozinhas do Martin Berasategui, restaurante três estrelas Michelin, em San Sebástian, e do Evo, uma estrela, em Barcelona. Após a experiência espanhola, em 2013, ele pisou na Ásia onde abriu o restaurante Catalunya em Cingapura. Em 2015, se juntou à equipe do The Ritz Carlton, em Hong Kong, onde passou a comandar a cozinha do bar mais alto do mundo.

Compartilhe

8 recomendações para você