Plantão

Rio Grande do Sul

Veja o desfecho da polêmica que levou bar a usar carroceria de caminhão para atender clientes na calçada

O inusitado episódio ocorreu em Caxias do Sul, após Prefeitura impedir que estabelecimento servisse comida e bebida na rua

por Bom Gourmet Publicado em 09/02/2017 às 17h
Compartilhe
mesas bar zanuzi caxias do sul no caminhão

Após proibição da Prefeitura, clientes resolveram sentar na carroceria de dois caminhões. Foto: Daniela Xu/Arquivo pessoal.

Imagens de clientes de um bar, sentados na carroceria de dois caminhões tomando cerveja, rodaram a internet na última semana. O fato inusitado ocorreu em frente ao Bar Zanuzi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que no final de janeiro foi proibido pela Prefeitura de colocar mesas e cadeiras na calçada. Para driblar a proibição, na sexta-feira passada (3), algumas pessoas resolveram sentar em cima dos caminhões estacionados em frente ao restaurante.

Praia de curitibano é comer na rua

Manu Buffara lança novos menus degustação e harmonização com sucos

5 receitas com sardinhas

A iniciativa de usar caminhões como “recuo” da calçada partiu dos próprios clientes do restaurante, que desde a abertura do local estavam acostumados em consumir comida e bebida na rua e, repentinamente, foram impedidos por uma decisão da Prefeitura. O Bar Zanuzi funciona no local desde 2007 e sempre atendeu a clientela na calçada.

No fim de janeiro, o estabelecimento recebeu a notificação do órgão público afirmando que não poderia mais ocupar a calçada, de acordo com a Lei Complementar nº 377, de 22 de dezembro de 2010.

Após a proibição, os clientes inventaram formas criativas para continuar a usufruir da calçada. Na semana anterior, algumas pessoas haviam colocado tapetes na calçada para poder sentar em frente ao bar.

Nesta quinta (9), porém, a situação foi normalizada. “Depois da pressão popular, recebi hoje a licença para ocupar novamente a calçada”, explica o proprietário do restaurante, Silvio Zanuz, em entrevista telefônica ao Bom Gourmet. O empresário agora vai poder voltar a colocar 12 mesas na calçada e servir seus comes e bebes como antigamente.

mesas no caminhão caxias do sul bar zanuzi

Iniciativa partiu dos próprios clientes acostumados a consumir na calçada em frente ao restaurante. Foto: Daniela Xu/Arquivo pessoal.

Curitiba

Na capital paranaense, uma emenda à lei 9688/99, sancionada pelo ex-prefeito Gustavo Fruet em junho de 2016, estabelece que fica a cargo da Secretaria Municipal de Urbanismo estabelecer os valores das taxas a serem pagas para utilização do espaço, além de determinar dimensões de mesas, cadeiras e estantes que poderão ser utilizadas e fiscalizar este uso. Apesar de liberar o uso das calçadas e recuos, o projeto prevê que isso não pode afetar a circulação de pessoas no passeio ou a acessibilidade.

Compartilhe

8 recomendações para você