Pessoas

Concurso

Bartender de Curitiba é finalista no concurso do melhor “tirador” de chope do Brasil

Edipo Ortega Mesquita concorre à final da etapa brasileira do Heineken Global Bartender 2016 que será realizado dia 27 de janeiro em São Paulo

por Da redação Publicado em 22/01/2016 às 16h
Compartilhe
Edipo Mesquita Ortega é bartender do bar espanhol curitibano Txapela. Foto: Divulgação.

Edipo Mesquita Ortega é bartender do bar espanhol curitibano Txapela e foi campeão brasileiro em 2015. Foto: Divulgação.

Um bartender de Curitiba pode se tornar o melhor “tirador” de chope do Brasil. Edipo Ortega Mesquita, 26 anos, do bar espanhol Txapela, que fica no centro de Curitiba, vai participar da etapa nacional do Heineken Global Bartender 2016, concurso internacional que elege o melhor bartender do mundo, que será realizada na próxima quarta (27), em São Paulo. Caso seja vencedor vai disputar o mundial e pode ter o título de todo o globo. Ortega já foi vencedor em 2015 da etapa nacional e ficou entre os finalistas do mundial.

Na edição de 2016 do concurso, o profissional de Curitiba venceu as etapas regionais e agora vai competir com representantes de bares de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza. Durante a prova, os jurados avaliam os profissionais que tiram o melhor chope baseados nos cinco passos do método “Star Serve”, que estabelece as regras para tirar o “chope perfeito”: enxaguar, tirar, cortar, apresentar e checar.

O vencedor da final nacional representará o Brasil na competição global que terá participantes de mais de 20 países e será realizada em Amsterdã, na Holanda, no dia 19 de abril.

***

Confira os cinco passos do método “Star Serve” que os candidatos devem serguir para tirar um chope perfeito:

1. Enxaguar

Enxágue o copo para deixá-lo limpo e gelado. Utilize água fria e fresca. Segure o copo pela base para mantê-lo frio e higienizado. Nunca seque o copo com pano, para evitar fibras no copo.

2. Tirar

Sirva com copo inclinado a 45º para obter o colarinho ideal. Abra a torneira em um único e suave movimento. Segure o copo em um ângulo de 45º para que as marcas da elipse fiquem na horizontal. Vá deixando o copo lentamente na vertical e, então, feche a torneira. Por razões de higiene, nunca deixe a torneira encostar no chope.

3. Cortar

Tire o excesso de colarinho a um ângulo de 45º para selar. Sempre use uma espátula para remover o excesso do colarinho. Comece a cortar o excesso a partir do momento que o chope escorrer. Corte o colarinho a um ângulo de 45º para selar. Deixe a espátula em água limpa e troque a água regularmente.

4. Checar

Deixe o chope descansar enquanto o colarinho sobe gentilmente ao topo do copo. Para um colarinho perfeito, a medida são dois dedos ou aproximadamente 3 cm.

5. Apresentar

Segure o copo pela base por questões higiênicas e sirva com a bolacha.. Ao servir, olhe nos olhos e sorria.

Compartilhe

8 recomendações para você