i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Novidade

Grande cervejaria de Ponta Grossa abre para tours com degustação gratuita

Fábrica da Adriática, que faz parte da Ambev, promove o passeio às sextas, sábados e domingos a partir de setembro

  • PorPriscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo
  • 29/08/2018 14:41
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação| Foto:

Uma bebida que nasceu na Mesopotâmia em 9.000 a. C. tem muita história para contar. A cerveja ganhou um tour que reúne a história da bebida e também parte da história do Paraná. O tour Beer Lovers é realizado pela Cervejaria Adriática, cuja indústria está instalada em Ponta Grossa (PR), na região dos Campos Gerais, quase na divisa com o município de Tibagi. Os tours, que são gratuitos, começam em setembro, mas quem quiser já pode se inscrever desde já.

A cervejaria Adriática é uma das 32 plantas da Ambev. Inaugurada em maio de 2015, ela produz rótulos como Adriática, Original, Brahma, Brahma Extra, Skol, Antarctica Pilsen, Antarctica Sub Zero, Serra Malte e Budweiser, além do Chopp Brahma. Fábio de Lima, gerente fabril da unidade ponta grossense, conta que a ideia da criação do tour Beer Lovers veio em dividir com os visitantes a paixão cervejeira da companhia, “trazendo não só grupos fechados, mas famílias para conhecer todo o processo produtivo.”

Grande cervejaria de Ponta Grossa abre para tours com degustação gratuita

LEIA TAMBÉM: Conheça a programação da Pomerode Bierfest

O tour Beer Lovers, que o Bom Gourmet visitou em primeira mão, envolve alguns aspectos da produção: a brassagem, visita à adega degustação (local onde os mestres cervejeiros experimentam a bebida), à linha de envase e termina com uma harmonização.

Na sala de degustação, os mestres cervejeiros experimentam pela primeira vez a bebida.
Na sala de degustação, os mestres cervejeiros experimentam pela primeira vez a bebida.

Ele começa com uma analogia ao Mágico de Oz, no qual os visitantes percorrem um caminho de tijolos vermelhos que os leva por uma linha do tempo da cerveja e alguns pontos da história da cervejaria. Ali é possível saber, por exemplo, que as cervejas mais vendidas pela Cervejaria Adriática, fundada em 1906, foram nomes como Brilhante, Primor, Cachorrinha, Paranista e Brasiliense.

Um túnel com os ingredientes das cervejas leva ao espaço chamado supervisório. Ali, o cheiro da bebida é característico. É possível entender o processo da brassagem e experimentar o mosto, coisa que os mestres cervejeiros fazem para avaliar a qualidade da bebida. Para quem ficou curioso, os participantes experimentaram o mosto da Budweiser e o gosto começa levemente adocicado e no final revela o amargo do lúpulo. Também lembra o gosto de cereais cozidos.

A sala de envase tem inúmeras esteiras com garrafas.
A sala de envase tem inúmeras esteiras com garrafas.

Uma visita ao salão da brassagem mostra grande tonéis de metal no qual ficam a cerveja. Em seguida, acontece um dos pontos altos do tour, a primeira prova. Na sala de degustação é possível ver a parte debaixo dos tonéis. De pequenas torneiras, os mestres cervejeiros fazem a primeira prova da bebida. Nesta fase ainda o chopp, pois não passou pelo processo de pasteurização para virar cerveja. Talita Machado, mestre cervejeira da companhia, explica que o ideal é consumir a bebida com dois dedos de espuma.

Chef Manu Buffara ensina receitas no programa Mais Você

Na ocasião, a Ambev liberou a prova do Skol Hops, bebida que foi lançada no Recife (PE) e chega na região Sul em setembro. Talita explicou que a bebida tem uma lupulagem diferente. “Ela tem um sabor refrescante, independente de ser uma puro malte”, explica. Ela harmoniza bem com saladas e alimentos leves.

Degustamos em primeira mão a Skol Hops que chega em setembro na região Sul.
Degustamos em primeira mão a Skol Hops que chega em setembro na região Sul.

A visita à área de packaging vai agradar quem sempre quis visitar uma fábrica. Esteiras levam milhares de garrafas para limpeza e posterior envase da bebida. Vale ressaltar que o respeito às normas de segurança abrangem todo o tour. Os visitantes recebem um boné-capacete e óculos de segurança e devem observar normas, como sempre segurar o corrimão quando subirem as escadas.

Mc Donald´s lança sanduíches com ovo

O final do tour é reservado à harmonização, feita sempre com copos específicos, da esquerda para direita e da bebida mais leve/clara para mais encorpada/escura. São servidas quatro bebidas: Brahma Zero com amendoim; Serra Malte com salame; Colorado Apia com queijo Ementhal e Caracu com chocolate. A mestre cervejeira Talita conta que a harmonização ideal ocorre quando um terceiro sabor (obtido misturando o petisco com a bebida) é melhor do que os dois sabores (do petisco e da bebida) separados.

O tour Beer Lovers da Cervejaria Adriática recebe grupos de até 25 pessoas e será realizado às sextas-feiras, às 13h30; sábados, às 9h30 e às 14h e domingos, às 10 horas. Mais informações aqui. A Fábrica fica na Rodovia do Café, 2014, Tibagi – Ponta Grossa – PR

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.