Thumbnail

Bebidas

Três bartenders de Curitiba competem em concurso mundial

Marina Fabri, especial para a Gazeta do Povo
29/03/2017 16:00
Os três classificados para etapa regional da World Class: Igor Bispo (foto: Fernando Zequinão), Diego Bastos (foto: divulgação) e Vinícius Kodama (foto: divulgação).
Os três classificados para etapa regional da World Class: Igor Bispo (foto: Fernando Zequinão), Diego Bastos (foto: divulgação) e Vinícius Kodama (foto: divulgação).
Curitiba vai receber, nesta quinta-feira (30 de março), a etapa regional do Diageo World Class, um dos principais campeonatos de coquetelaria do mundo. O evento vai ser realizado no +55 Bar e, desta vez, terá uma novidade: o público poderá experimentar alguns drinks feitos pelos três classificados para essa edição.
Nesta etapa, estão participando três bartenders que atuam em Curitiba – Igor Bispo, do Tiger Cocktails; Diego Bastos, do Officina Restô Bar; e Vinícius Kodama, que atualmente trabalha com eventos (mas já trabalhou com Igor, no Tiger, e também no +55). Os três — únicos do sul do Brasil classificados — têm experiência neste tipo de competição e foram classificados nas fases regionais e nacionais da World Class em anos anteriores.
Em conversa com o Bom Gourmet, os três disseram que estão apenas ajustando os últimos detalhes das criações que vão apresentar aos jurados no dia 30 – e que por enquanto ainda são secretas. “Participar desse tipo de competição nunca é fácil, mas treinar muito torna o processo um pouco menos difícil”, diz Bispo. Já Bastos disse que está treinando há mais ou menos seis meses para corrigir possíveis erros e, assim, manter-se calmo para a disputa. Por fim, Kodama disse que já está com tudo pronto. “Estou trabalhando a concentração para me manter calmo no dia”, disse.
Novidade
Cada ano, o processo seletivo da World Class sofre alterações – e a novidade desta edição é que, pela primeira vez, o público também poderá participar e conhecer o trabalho dos bartenders participantes. A partir das 19h, os três apresentarão seus coquetéis aos jurados — quem quiser pode também assistir à prova. E depois, os três continuarão no bar e farão uma seção de drinks a preço único (R$ 25) para quem estiver por lá.
Nesta apresentação não serão servidos os drinks concorrentes. O trio fará outros para que o público conheça o trabalho de cada um. Bispo vai fazer o Ketle Himbeere (vodca Ketle One, suco de framboesa, vinagre de arroz, limão siciliano, manjericão e gengibre), Kodama vai fazer o Leo’s Cocktail (gin Tangueray, purê de uva, suco de pepino, vermute, hortelã) e Bastos vai fazer o Reverse the Bulleit Way (Bulleit Bourbon, vermute Carpano e Noilly Prat, sherry, bitter de cardamomo, redução de vinagre de maçã com hortelã e zest de limão siciliano). Os três vão trabalhar em conjunto com os bartenders da casa nesta noite.
O concurso
Por enquanto, estão sendo realizadas as etapas regionais da competição no Brasil e no mundo. Por aqui, a pré-seleção foi feita por meio de vídeos nos quais os bartenders mostraram o preparo de um drink autoral — daí, saíram 39 classificados no Brasil todo. Eles foram divididos e vão participar das etapas regionais: além de Curitiba, os eventos serão realizados também em São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Brasília.
Em Recife, as etapas classificatórias foram realizadas entre 20 e 22 de março; em São Paulo, acontecem entre 27 e 29 de março; em Brasília, serão entre 4 e 6 de abril e, no Rio de Janeiro, nos dias 5 e 6 de abril.
Em cada uma das etapas, os participantes serão avaliados por três jurados – os 9 que tiverem a melhor pontuação no Brasil todo passarão para a etapa nacional, que será realizada em São Paulo (SP) em julho. Depois disso, o vencedor segue para disputa entre os melhores do mundo, em agosto, na Cidade do México. Em 2016, o campeão da etapa nacional foi Marquinhos Félix, do bar., em São Paulo.
Serviço
+55, Avenida Vicente Machado, 866, Batel – (41) 3322-0900. Abre de terça à sexta-feira às 18h, sábados abre às 19h e, domingos, às 17h – o bar fica aberto até o último cliente sair. O evento da World Class será realizado neste dia 30/03, a partir das 19h.

***

Leia também:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail